Pesquisar neste blogue

quarta-feira, março 23, 2005

Watergate Global


o "best seller" americano do momento

Rios de tinta têm corrido sobre o colapso do Dólar e a alegada guerra pelo Petróleo.
Estes dois eventos põem a Humanidade á beira de uma qualquer catástrofe anunciada, seja pelo holocausto de uma guerra global, seja pela via do cataclismo Ecológico.
Os dados estão lançados,,, embora para se compreender onde e como ocorreu o ponto de não retorno, tenhamos de recuar no tempo,,, áquilo que aconteceu no inicio da década de 70, na sequência da já então crónica desvalorização do Dólar.
Factos ocorridos nessa época, sem conexão aparente, estiveram afinal estreitamente interligados:
Os Estados Unidos tinham constatado o fim das suas reservas internas de Petróleo, vendo-se obrigados a passar á condição de importadores dependentes, o que contrariava, pela enorme aplicação de capitais necessários, a doutrina liberal keynesiana de restrição de Capital nos sectores produtivos. Tal facto punha em causa a regulamentação da especulação que refreava os automatismos de Mercado e lhes permitia então um crescimento económico sustentado.
No rescaldo do Vietname, a Administração Nixon abandona a luta ideológica contra o “comunismo” para despoletar outros acontecimentos de ordem bem mais prática em função dos interesses bem materiais dos Estados Unidos.
Israel, na sequência da Guerra dos Seis Dias (1967), inicia a Guerra do Yon Kippur de invasão de territórios Árabes, cuja ocupação originou a eclosão da grande Crise Petrolífera de 1973. Lançado o caos de restrições no Ocidente,,,
Nixon decreta o fim do Sistema de Câmbios fixo que equiparava o Dólar ao Ouro, instituindo o livre jogo nos mercados financeiros, em que as Moedas de qualquer país passavam a ser objecto potencial de especulação, dependendo da sua alta ou baixa, tudo sempre supervisionado pelo FED/Banco Mundial.
Com a sua politica interna proteccionista do Comércio, um amplo apoio diplomático interventivo na contenção dos países Árabes e a implementação de bases na defesa militar no controlo desses avanços,,,
Os Estados Unidos tinham lançado as bases para assegurar o controlo dos recursos petrolíferos no Médio Oriente (67 % das reservas mundiais), essenciais para a sua autosuficiência energética,,,
,,,começava a Era da hegemonia do recém-promovido Petrodólar como moeda mundial,,,
até á próxima crise,,,

Sem comentários: