Pesquisar neste blogue

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Debate: o anarco-sindicalismo em Portugal


18.30 horas
Biblioteca da Resistência
Rua Alberto de Sousa, 10-A
Zona B do Rego, em Lisboa
autocarros 31, 32, 54
Metro:Cidade Universitária ou Entre Campos


Enquanto os Partidos andam a caçar votos com almoços e jantares, nós vamos tratar da nossa vida e de como lhes fazer frente!
anarquistas, anarcosindicalistas, simpatizantes, independentes nem uma coisa nem outra, apareçam! há 90 lugares à vossa espera!!!
"Direitos conquistados, não podem ser roubados"

PE rejeita directiva de privatização dos portos

O Parlamento Europeu (PE) rejeitou uma proposta de directiva que pretendia abrir os serviços portuários à competição privada. Os deputados rejeitaram a proposta da Comissão Europeia (CE) por uma maioria avassaladora de 532 votos contra, 120 a favor e 25 abstenções. O PE rejeitou a lei depois de já a ter rejeitado em 2003. “Eles estavam a tentar aquecer a comida e servir-nos o mesmo prato outra vez”, comentou o presidente do PE, Josep Borrell, sugerindo que a CE deveria adoptar um novo código de conduta.



E como a história se repete, nos mesmos moldes, mas desta vez a nível de tentativa de exploração e opressão do trabalho-escravo mundial global, recordemos agora, quando recentemente passaram 100 anos, em maré de revivalismo as primeiras lutas sindicais levadas a cabo na América, sob a égide da poderosa confederação de trabalhadores "Industrial Workers World" (IWW) cujo lema foi: "uma injúria a Um representa uma injúria a Todos"
Aprendamos com o nosso legado histórico. Todos os sindicatos se devem filiar numa Confederação Mundial Única de Trabalhadores - contra a máfia patronal global escudada no Neoliberalismo.

Travis Wilkerson, num documentário a fazer lembrar o clássico "On the Waterfront" traça uma analogia das lutas sindicais emergentes nos primórdios do Século XX com o momento actual - afinal trata-se da mesma luta, desta feita contra os Gangsters multinacionais
ler mais:
http://mrzine.monthlyreview.org/rachleff010805.html

Sem comentários: