Pesquisar neste blogue

terça-feira, janeiro 31, 2006

Last Resorts














em “Last Resorts” Polly Pattullo estuda o custo do Turismo nas Caraibas; diz ele:
“Os mares do Caribe têm a ventura e a desventura de serem a ideia de paraiso tropical para toda a gente. O seu sol, areias douradas e paisagem atraem milhões de visitantes em cada ano que fazem deste um destino previlegiado para a “indústria” que mais cresce no mundo. A ocupação turistica aumenta de igual forma a única esperança destas regiões na criação de empregos em função da implementação destes últimos “resorts”
“Last Resorts” examina o impacto real do turismo nas pessoas e na paisagem caribenha. Explora a estrutura da propriedade nesta industria e mostra que os beneficios que traz à região não suplantam as espectativas. Os novos empreendimentos em eco-turismo, turismo-sexual, e a industria de cruzeiros de luxo, não estão a mudar as condições de exploração de curto prazo dos recursos da região. Pelo contrário o livro mostra como as Sociedades nas ilhas do Caribe são corrompidas pelo turismo e a sua cultura se transforma numa paródia de cabaret, e de como as pessoas se transformam em aliens na sua própria terra.
Mas, nem em todos os paises das Caraibas isso acontece. Em Cuba constrói-se um turismo em bases sustentáveis que é (talvez) único a nivel mundial para um país que mantém a sua independência face aos grandes interesses imperialistas sobre o imobiliário e preserva a conservação da natureza como património inalienável de todo o seu Povo.

Presente na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Fitur em Madrid, Cuba deixou antever as “Novas Tendências no Turismo”, que pode continuar a ler aqui ao lado, no blogue sobre Cuba.

Sem comentários: