Pesquisar neste blogue

terça-feira, janeiro 02, 2007

o Rio de Janeiro continua lindo

saiba porquê.




Países do Sul transferem para os do Norte o equivalente a 3 Planos Marshall por ano

Susan George, especialista nas distorções e desigualdades ligadas à globalização, calcula que, no ultimo ano com estatisticas conhecidas, em 2004, o Sul transferiu para o Norte US$ 274 biliões de dólares (saldo das transações); apenas os pagamentos de juros da dívida atingiram US$ 374 biliões.

Presidente do Transnational Institute, na Holanda, a intelectual norte-americana radicada em França, Susan George, não deixa muitas dúvidas: "em lugar do Norte estar ajudando o Sul, é o Sul que está financiando o Norte". Autora de um contundente libelo contra a globalização neoliberal, "O relatório Lugano" (Editora Boitempo, 2002), George é uma das principais ideólogas do movimento Attac. Para ela, se for mantida a actual situação de dívidas colossais e impagáveis por parte dos países em desenvolvimento para as nações ricas, não há muitas esperanças de os países em desenvolvimento crescerem a taxas realmente significativas.
Em entrevista à Carta Maior, a pesquisadora contabiliza 90 crises causadas pelo sistema financeiro entre 1990 e 2002 e demonstra que o atual funcionamento dos mercados tem gerado crescentes desigualdades entre as pessoas e nações. Ela explica que hoje, a forma de se acumular riquezas "é fazer dinheiro de dinheiro". E acrescenta que a concentração não é apenas deste capital gerado a partir de investimentos não produtivos, mas de poder. Com base no actual quadro mundial, Susan analisa que "no capitalismo, não há democracia".

Ler mais - Entrevista a Susan George, aqui

No JL sob o titulo “Politica, Arte e Ciência”, Mário Soares faz a apologia do correligionário ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso embrulhando-o em encómios: “personalidade ímpar, de reputação mundial; uma das mais destacadas figuras intelectuais dos ultimos cem anos do Brasil”. A prole da ala esquerdista dos “socialistas” neoliberais (!) não está de beiço na teta, roubaram-lhes o Partido e não se calam. ¿Eles esperam ficar com o nome firmado na História de acordo com os ensaios teóricos que escrevem uns dos outros? – e as acções de quando lá estiveram? – é para apagar?
E nós a pensarmos que, mais que “uma figura de enorme densidade de informação e pensamento, capaz de reflexões sistemáticas citando referências de grandes nomes da filosofia politica” concerteza que sim, que é capaz, FHC não era mais alguma coisa que isso? – não foi ele o fulano que assinou por diversas vezes, (a última das quais a poucos dias de sair da Presidência) as letras de compromissos de empréstimos financeiros com Washington e o FMI que amarraram diversas gerações e o futuro de milhões de brasileiros ao seu pagamento?; ¿ou Mário Soares ainda espera que haja ingénuos que acreditam que os “ricos é que pagam a divida (do capital que a elite brasileira empochou) e os juros astronómicos da crise ”? – ou anda aqui alguém enganado. Soares devia escrever este tipo de opiniões em sitios interactivos onde elas pudessem ser escrutinadas pelos leitores, (só para ver o que acontecia,,,)
















relacionado:
Nunca Sirvas a quem Serviu, Nunca Peças a quem Pediu,
"Massacre comandado pelas tropas brasileiras no Haiti"
.

Sem comentários: