Pesquisar neste blogue

sexta-feira, junho 06, 2008

a doutrina do choque
"só uma crise, actual ou percebida, produz uma mudança real"
Milton Friedman


"Naomi Kein, canadiana, tem sido uma das vozes mais activas na crítica ao liberalismo económico, ao seu pai, Milton Friedman, e à sua afirmação crescente através da globalização. Num momento em que grandes instituições internacionais como o FMI ou a OCDE chamam a atenção dos governos para os desequilíbrios provocados pela globalização, Klein volta a carga com um terceiro livro. Em “The Shock Doctrine” a jornalista/activista defende que o actual processo de expansão do liberalismoque na sua opinião privilegia as grandes empresas –só tem sido possível através do aproveitamento de choques sociais como o terrorismo, as catástrofes ou as guerras. Estes são elementos que o poder político e económico dominante tem aproveitado para implementação de reformas económicas que estão longe de visar o aumento do bem estar da população em geral. Klein acusa o sistema promovido pela escola de Chicago de conduzir à tomada do poder pelos oligarcas russos, aos golpes de estado de direita na América do Sul ou à privatização do sistema educativo em Nova Orleães após o furacão Katrina"
(in e.economia.info)

6min.47seg. (legendado em espanhol)


"Os torturadores acreditam que quando são aplicados choques eléctricos sobre várias partes do corpo em simultâneo os indivíduos ficam tão confusos quanto à origem da dor que são incapazes de resistir. Um manual da CIA desclassificado em 1996, "Interrogatório de Contrainteligência" (1963), descreve como um trauma infligido a prisioneiros abre um intervalo – que pode ser extremamente breve – de animação suspensa, uma espécie de choque psicológico ou paralisação. Neste momento a fonte está muito mais aberta ao sugestionamento, muito mais predisposta a colaborar.
Uma teoria similar aplica-se nas terapias de choque económico ou tratamento de choque, a expressão horrível usada para descrever a rápida implementação de reformas de livre mercado impostas no Chile no início do golpe do general Augusto Pinochet. A teoria é que estes dolorosos ajustes económicos são absorvidos rapidamente no período que se segue a uma crise social sísmica como uma guerra, um golpe ou um colapso governamental. A população fica tão atónita, tão preocupada com as pressões pela sobrevivência diária, que também entra em animação suspensa, incapaz de resistir. Como declarou o almirante Lorenzo Gotuzzo, ministro da economia de Pinochet: A cauda do cão deve ser cortada com uma machadada só - a Terapia de Choque é em essência a tese em vigor no Iraque"
Naomi Klein, in "Bagdade, ano zero"
.

Sem comentários: