Pesquisar neste blogue

domingo, novembro 18, 2012

por onde andam agora os Sindicatos da Polícia?

Todos nos lembramos de um dos momentos mais emotivos da manifestação do Terreiro do Paço no último 29 de Setembro, quando o povo encheu o Terreiro do Paço. Nesse dia milhares correram para aplaudir em peso centenas de policias que chegavam com os estandartes das suas corporações vindos da rua do Ouro, entrando triunfalmente no Terreiro do Povo sob os aplausos emocionados dos trabalhadores convocados pela CGTP. Compreendia-se, as autodenominadas "forças da ordem" são a nossa última esperança para pôr ordem na desordem provocada por um governo que se tornou ilegitimo! 


Onde estão agora essas vozes dissidentes e revoltadas contra a selvajaria policial que se abateu sobre  povo?
 
os movimentos sociais vêem a carga policial como uma "forma de intimidação", para que não sejam promovidas mais greves gerais e as pessoas tenham medo de ir a manifestações; Onde está um simples comunicado dos Sindicatos da Policia condenando mais este ataque às liberdades fundamentais?; a Ordem dos Advogados, do lado da lei e da razão, confirma ter recebido relatos de detenções ilegais. 120 pessoas arbitrariamente detidas pela PSP, descalças, agredidas, impedidas de contactar com a família e advogados, foram apenas libertadas horas depois (e só após denúncias públicas e insistência da imprensa) negando a PSP até aí a existência de tais detenções?
Onde está uma única voz sindical da policia condenando estas práticas como ilegais e em defesa dos “princípios fundamentais” consagrados na Constituição da República Portuguesa ?


Enquanto se vai tentando nunca esquecer o rasgado elogio ao profissionalismo da Polícia feito pelo Ministro da Defesa, os testemunhos das arbitrariedades não param de chegar.
Onde estão as vozes dos Sindicatos esclarecendo o povo português que a Policia de Segurança Pública não tem absolutamente nada a ver com a Policia de Choque e de Intervenção?

a Policia Politica do Regime recebe treino especifico para a repressão e o Estado assina convénios com Israel - o que permite a estas forças especiais estarem a par dos mais recentes meios e técnicas de controlo violento de multidões (1). Como se sabe, Israel tornou-se lider mundial neste campo por décadas de experiência sobre vitimas desarmadas nesse imenso laboratório social que se chama Palestina. Como dizia alguém ontem na manifestação contra o genocidio em Gaza: "aquilo que vier a acontecer ao Povo da Palestina, acontecerá de seguida a todos os Povos do mundo!"

O povo fará mais Manifestações e Greves Gerais, tantas até que o governo seja demitido! A vida quotidiana na Grécia após três anos de "ajudas e resgates" é uma fábula assustadora daquilo em que se vai transformar a Europa  


O paradigma repressivo, tal como a fraude financeira, é global - atrasada de alguns meses, ontem a policia de giro saíu à rua em Espanha, enquanto a outra face da Policia Politica continua impunemente as agressões e arbitrariedades de indole neofascista. Então e no meio da gravidade da situação, os Sindicatos da Policia só aparecem para reivindicar mais dinheiro?

(1) Pacto com Criminosos: Ministro da Segurança Interna de Israel concordou na assinatura de um acordo de colaboração com Portugal (Março de 2012) 
.

Sem comentários: