Pesquisar neste blogue

quinta-feira, maio 05, 2005

A Igreja Católica e a Teologia da Escravidão


NewPapaBoys regogizam-se em San Pietro

O Projecto Yankee da Guerra das Civilizações

Assim como existiu uma parceria João Paulo II/Ronald Reagan para desmantelar o regime dito comunista da URSS, existe hoje tambem uma parceria Bento XVI/George Bush, tendo em vista construir um novo e potencial totalitarismo assente sobre uma crença fundamentalmente religiosa. Independentemente do novo Papa não desejar de imediato marcar uma ruptura com o estilo do seu antecessor, mas sim prosseguir uma clara viragem logo após os primeiros meses na sua qualidade de regente da Santa Sé.
A Igreja Católica espera um crescimento demográfico da comunidade hispânica que lhe venha a permitir ser rapidamente maioritária nos Estados Unidos, convertendo-se assim a sua doutrina na Religião oficial do Império.Para o conseguir, Roma terá como 1ª prioridade a tarefa ecuménica da unificação e apaziguamento com os Judeus (os aliados políticos preferenciais das Administrações americanas). Afinal, o cardeal Ratzinger, o país que mais vezes tinha visitado anteriormente representando o Vaticano, já tinha sido Israel. O Papa Ratzinger vai-se propor igualmente excluir o Islão no interior da Europa, por forma a forçar a entrada do continente no projecto da “guerra americana das Civilizações” (uma criação encomendada,(link) redigida por Samuel Huntington)
As acções das instituições eclesiásticas congregadas em torno das Igrejas e Seitas que instrumentalizam os dogmas da Fé, têm sido sempre historicamente bem terrenas.O espiritual é apenas um pretexto para a acção temporal essencialmente politica e social, nem sempre levada a cabo de uma forma digna, como foi justamente o caso do Papa JP2 relativamente às diversas tendências de sintonia dos ideais cristãos com as correntes marxistas na América Latina (**), quando combateu de forma militante, nos anos 80 e 90, as Revoluções que aí se haveriam de revelar perdidas.

(**) os Principios da Teologia da Libertação:

A Teologia da Libertação foi uma corrente de pensamento católica que nasceu na América Latina, depois do Concilio Vaticano II e prosseguiu com a Conferência de Medellin (1968), que advogava os seguintes pontos:
1 – A SALVAÇÃO CRISTÃ não é efectiva sem a libertação ECONÓMICA, POLITICA, SOCIAL E IDEOLÓGICA:
2 – sem eliminar a POBREZA, a EXPLORAÇÃO, a falta de oportunidades iguais,
e as INJUSTIÇAS deste mundo.
3 – sem garantir o acesso à EDUCAÇÃO e à SAÚDE.
4 – sem a libertação como tomada de CONSCIÊNCIA perante a realidade sócio-económica latino-americana.
5 – sem uma REFLEXÃO CONSTANTE do ser humano sobre si mesmo, promovendo uma atitude criativa no seu próprio beneficio e no da Sociedade.
6 – a situação actual da maioria dos latino-americanos contradiz o designio histórico de Deus e de que a pobreza é um pecado social.
7 – sem tomar consciência da LUTA DE CLASSES, optando sempre pelos direitos dos POBRES.
8 – sem institucionalizar o SISTEMA DEMOCRÁTICO aprofundando a consciencialização das massas populares acerca dos seus verdadeiros INIMIGOS, para transformar o sistema vigente.
9 – sem criar um HOMEM NOVO como condição indispensável para assegurar com êxito a transformação social. O HOMEM solidário e criativo será o motor da actividade humana, em contraposição à mentalidade capitalista da especulação e do espirito de lucro.
- Os seus ideólogos mais destacados foram os Sacerdotes - Gustavo Gutierrez do Peru que editaria o 1º livro sobre o tema: “História,Politica e Salvação numa Teologia de Libertação” (1973),,, os brasileiros Leonard Boff que viria a ser excomungado e os Bispos Dom Hélder Câmara e Paulo Arns,,, o padre Ernesto Cardenal da Nicarágua que desafiou uma interdição do Papa JP2, ao participar como Ministro da Cultura no Governo Revolucionário dos Sandinistas, juntamente com Dom Miguel D`Escoto,,, e posteriormente o Arcebispo Óscar Romero que viria a ser assassinado,,,
Deus criou o Mundo e emigrou.A Decadência tem-se tornado vísivel,,,


"Não há em quem votar" - AQUI

Sem comentários: