Pesquisar neste blogue

sexta-feira, maio 27, 2005

PS (Bloco Central) o cobrador dos “fracos”


do discurso da “tanga” do PSD ao do “rôto e nu” do PS
Os presentes impostos extraordinários, que na prática vão originar enormes aumentos no custo de vida (o Comércio Livre aproveita a subida do IVA e dos combustíveis para relançar as margens de Lucro em alta), são na verdade um feroz ataque à Classe Média em Portugal, tendendo a proletarizá-la de acordo com as necessidades que o Capitalismo internacional tem em manter um exército de trabalhadores disponiveis às suas ordens.
Enquanto isso, os grandes sectores básicos “primários” do Neoliberalismo como a Banca, seguradoras,e todos aqueles que podem roubar à vontade EDP, PT, Cimpor, Brisa,etc,,, escapam incólumes mantendo o IVA à taxa de 12% e acumulando lucros fabulosos (vidé AQUI o blogue Cão-de-Guarda) em tempos de crise provocada. A construção do mito do Défice pela “comissão Constâncio” esqueceu, manipulando a informação sobre os dados, numa autêntica intoxicação mediática, o essencial: - a dívida das Empresas à Segurança Social ascende actualmente a mais de 80 milhões de euros, ou seja cerca de 2,9% do PIB.
Bastaria um ligeiro esforço financeiro agora empregue em enviar tropas para guerras alheias, cujas contrapartidas apenas uma Élite minoritária conhece, reconvertendo esses meios para a cobrança dessas dívidas e quase que o “problema do défice” estaria re-equilibrado (6,3% - 2,9 = 3,4%),,, mais umas devoluções do saque (1)a que os activos da Segurança Social estiveram recentemente sujeitos, pudéramos nós algum dia vir a ser governados por gente séria, e seria um instante enquanto Portugal “começaria a dar lucro”.
A pergunta (ingénua) que aqui fica é esta: A quem interessa que Portugal dê prejuizo?
* a Máfia espreita,,,

(1) O desejo dos capitalistas é o de acabar com a Segurança Social para impor um esquema de reformas através de fundos de pensões privados como ocorre nos EUA e no Japão. Nestes países, ocorrem de vez em quando falências (fraudulentas ou não) desses tais fundos, que utilizam o dinheiro dos trabalhadores para jogar na bolsa. Quando tal acontece, os trabalhadores reformados ficam na miséria.
http://www.luta-social.blogspot.com/

Foi “possivel enganar parte do povo durante algum tempo, mas não é possivel enganar todo o Povo,durante todo o tempo. «Lincoln»
* As Contradições dos Défices - AQUI

*Desenvolvimento e Fiscalidade – a “visão” do status quo (Medina Carreira)- Aqui

* Endividamento das famílias pode provocar uma recessão económica
mais profunda - entrevista de 1999 de Abel Mateus - AQUI

Sem comentários: