Pesquisar neste blogue

quarta-feira, maio 25, 2005

My name is Perkins, John Perkins, e sou "um assassino económico a soldo"


Desde há decadas a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos contrata economistas, a quem dá formação "especializada" e que depois coloca como "consultores" em grandes corporações.O seu trabalho é ir para paises pobres com interesse do ponto de vista estratégico ou económico e "oferecer" emprestimos sob a forma de investimentos.Oferecem-lhes tanto dinheiro, que depois eles jamais o poderão pagar!,,, esta é a história resumida da escalada da Divida E(x)terna do 3º Mundo.E como não podem pagar, ficam na mão dos credores, desde logo para usar parte dos "empréstimos" para firmar contratos com essas mesmas corporações, que por este meio acabam por ganhar "naturalmente" todas as grandes adjudicações de exploração de recursos naturais, construção de infraestruturas, reconstrução, armamento, ou o que quer que seja que dê LUCRO.
Depois, exercendo uma permanente chantagem sobre as cliques Dirigentes desses paises,que estão sempre com a corda-na-garganta, estes são levados ao alinhamento politico, à concessão de favores, enfim à corrupção generalizada.
Nas palavras do próprio autor, Mister Perkins: Básicamente fomos treinados para construir o império norte-americano, para criar situações em que o mais possivel de recursos fluam para o nosso país, para as nossas empresas, corporações, para o nosso Governo. De facto temos tido muito êxito! - construimos o maior Império da história do mundo, e só raramente precisamos de usar o poderio militar; ele foi construido essencialmente através da manipulação económica"

John Perkins - Confessions of an Economic Hit Man: How the U.S. Uses Globalization to Cheat Poor Countries Out of Trillions - AQUI

Sem comentários: