Pesquisar neste blogue

quarta-feira, maio 04, 2005

A Rede: - Um dos paises com a Constituição desenhada pelos EUA no pós-guerra, - o Japão em crise (1990) obrigou-se a reconverter a sua economia e as suas práticas de comércio corrente para reduzir os 49 biliões de dólares de excedentes comerciais com os Estados Unidos.



Existe uma extraordinária capacidade de Produção instalada a nível mundial, só por si capaz de resolver todas as diversas situações de carência que conhecemos.
Ao invés de resolver a problemática do suprimento das necessidades básicas e de erradicar de vez a Pobreza, a Produção desregrada e “livremente” desregulada pelo Mercado, cria excedentes de bens inúteis!
Produzem-se Bens e Mercadorias em excesso sem que haja destinatários com poder de compra para os adquirir. Esta é a verdadeira natureza daquilo que as Èlites chamam de “Crise”
Com vastas áreas do planeta degradadas pela pilhagem colonialista e mais recentemente devastadas pelo Imperialismo neocolonial, de crise em crise, o último estádio de desenvolvimento do Capitalismo fez a sua aparição:
- a Destruição (guerra) Preventiva, para posterior Reconstrução.
“Bu Po Bu Li” (é preciso destruir para construir) diz um provérbio chinês, agora tão bem readaptado pela filosofia neoliberal americana.

A Nova Doutrina Capitalista

Estando já bem identificados os fautores da destruição pelas “guerras preventivas”, e com as “boas” perspectivas que os desastres ambientais causados pelo aquecimento global irão propiciar, ninguém estranhou a recente criação pela Casa Branca (Agosto de 2004) do “Office Coordinator for Reconstruction and Stabilization" à frente do qual foi colocado o ex-embaixador dos Estados Unidos na Ucrânia – Carlos (Mission Accomplish) Pascual, executando um programa elaborado para a resolução de situações “pós-conflito” em cerca de 25 paises que não estão (ou ainda não estão) em conflito.
O Plano deste Departamento foi concebido para “poder responder a três grandes operações de reconstrução total em países diferentes ao mesmo tempo pelo período mínimo de 5 a 7 anos”.
Nesta perspectiva tambem não foi grande a controvérsia gerada pelas declarações de Condoleeza Rice em Janeiro sobre a catástrofe do Tsunani: -“Esta é uma oportunidade maravilhosa, (…) que nos poderá trazer magníficos dividendos”
Temos assim uma nova Economia de Casino Global: - neste Jogo (tal como nos videogames) lançam-se bombas, promovem-se conflitos, destrói-se cirurgicamente segundo Projectos pré-defenidos, para logo de seguida se lançarem meios para recolher os lucros ( tal como nos jackpots),,, só que em vez dos 3 limõezinhos ou bonecos da sorte alinhados nos ecráns, temos agora centenas de milhares de "pretos, muçulmanos e chinocas” em desordem pelo mundo inteiro.

Sem comentários: