Uma simples mistificação dos economistas da escola neoliberal norte-americana, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias de Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos. Neste sentido, só o Presente é nosso, não o momento passado nem aquele que aguardamos, porque um está destruido, e do outro, se não lutarmos, não sabemos se existirá.
Pesquisar neste blogue
terça-feira, março 08, 2005
a Sociedade em Rede
tem uma Aranha no centro, que pacientemente a construiu.
O moderno e aparentemente recente processo de Globalização teve inicio pela mão dos portugueses "que deram novos mundos ao Mundo", continuou pela pilhagem de exterminio espanhola ao Novo Mundo e industrializou-se por acção dos Ingleses que institucionalizaram o sistema de TROCAS DESIGUAIS,,, o efeito USA viria por acréscimo com o pretexto para a intervenção nos grandes conflitos mundiais (leia-se disputa entre potências capitalistas pela hegemonia Global) cuja área de acção teve, para permitir a sua expansão,por questões de sobrevivência do sistema Capitalista,de ser alargada para alem das suas regiões ou paises e passar a dizer respeito a todo o Planeta.
É a liderança lídima herdeira destes 5 séculos de história que se agrupa na NATO militarizando a rapina dos recursos e precipitando-nos numa qualquer hecatombe final,,,
Actualmente os Estados Unidos da América possuem mais de 730 instalações Militares controlando mais de 50 paises (área a vermelho no mapa). Não é dificil de se perceber que essa implantação segue a linhas de produção e transporte de Petróleo, arma fundamental para a superpotência Única (e seus Aliados) manter a supremacia mundial.
O exaurido e inviável estado actual do Capitalismo obriga á continuação da Economia por outros meios - voilá,,, pela guerra de "democratização" á força!
Se Aristóteles tinha razão ao dizer que "a vontade da maioria tem força de Lei" sempre convirá ir dizendo a estes decisores que a área Capitalista apenas abranje pouco mais de 20% da Humanidade.
Para um Poder Único, Democracia deveria ser exigir Eleições mundiais Únicas!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário