Pesquisar neste blogue

sexta-feira, março 18, 2005

O neoliberalismo estigmatiza os conflitos sociais e fomenta fenómenos de desarticulacão dos projectos das Comunidades (Clientelismo), neutraliza a acção política (Demagogia), estimula a alienação cultural (Acriticismo), dá respostas filantrópicas aos problemas da pobreza (Assistencialismo caritativo) e reprime policial ou militarmente o descontentamento popular.

Petróleo, Poder, Armas e o Genocídio como Negócio

O preço do petróleo atingiu o maior valor de sempre: 57 U$Dolares por barril

1 – A 1ª Guerra do Golfo em 1991 custou 40 mil milhões de Dólares.Desse total os Estados Unidos cobriram cerca de 10 mil milhões tendo os restantes 75% recaído sobre os restantes membros da Coligação que atacou o Iraque: basicamente o Koweit, a Arábia Saudita, a Europa e o Japão.Antes da guerra, o preço do barril de petróleo estava em 15 Dólares; com a guerra aumentou para 42 Dólares por barril!. Este aumento criou um superávit de 60.000 milhões de Dólares!
2 – Como se estabelece com os governos locais, 50% dessas quantias cobradas foram postas á ordem das Multinacionais Petrolíferas que actuam na região; os outros 30 mil milhões foram arrecadados pelos países produtores. Da parte das Empresas petrolíferas (5 delas são norte-americanas) 21.000 milhões regressaram ao âmbito do governo dos Estados Unidos.Daqui se conclui: nessa 1ª Guerra os Estados Unidos ganharam mais de 20 mil milhões de Dólares só pelo facto de terem travado a guerra em simultâneo com o conceito de venda do petróleo a novos preços.
3 – Condescendendo com os regimes vigentes, os “petrodólares” obtidos pelos Países Árabes produtores são reciclados e reinvestidos novamente nos Estados Unidos sob a forma de compra de Títulos do Tesouro,Acções,Bens Imobiliários, etc, voltando a entrar assim no circulo vicioso no qual as Nações produzem as Mercadorias e os Estados Unidos emitem os Dólares para as poder comprar. É com o excedente gerado por estas contas de Capital que os EUA financiam o seu défice Comercial.
Como o Petróleo (uma Mercadoria estratégica) se paga em Dólares (e aí reside a sua força) controlando-se as suas fontes de Produção,e porque só com Dólares é possível comprá-lo, pode-se assim chegar á conclusão que os Estados Unidos obtêm o petróleo do mundo grátis!
(O Iraque de Saddam Hussein tinha sido o 1º país a tentar negociar o petróleo em Euros)
4 – Em 2005 os gastos na Defesa nos EUA aumentarão em 170 mil milhões de Dólares, cujo total antes se situava em 446 mil milhões correspondentes a 4,4% do PIB.
O aumento de 4,4% para 6% do PIB elevará de 616.000 milhões de Dólares as actividades relacionadas com o sector de Defesa, o que supera o valor patrimonial actual de todas as Empresas USA do ramo Militar. Isto converte este sector no de maior potencial de crescimento económico para os próximos anos.
O Complexo Industrial Militar é claramente o grande ganhador da Guerra contra o Iraque (alegadamente dita como se fora contra o Terrorismo).
Paralelamente as Empresas fornecedoras do Exército e as de Segurança, várias delas com bem conhecidas ligações a figuras da Administração BushCon serão as principais beneficiárias de novos Contratos, tanto para o futuro desencadear de novas guerras,tanto como para uma maior produção e desenvolvimento de Tecnologia para a criação de armas cada vez mais sofisticadas.
Poder-se-á designar esta nova fase imperialista emergente como sendo a do “Neoliberalismo Armado”.

Ps - As necessidades de Consumo interno de Petróleo pelos Estados Unidos não têm a ver directamente com a guerra,,,
as tendências tradicionais de importação de petróleo do Médio-Oriente pelos USA mudaram: nos ultimos dois anos as cotas foram:
-do México-265 milhões de barris
-do Canadá -252 milhões
-da Venezuela - 229 m
-da Arabia Saudita-259 m
-do Iraque- 123 milhões


Artigos relacionados:
- A Queda do Petrodólar - http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=ES&cod=14500

Sem comentários: