Pesquisar neste blogue

sábado, novembro 12, 2005

! cortar na educação dos pobres, aumentar receitas aos ricos

Segundo o prof. José Gil “a extrema dureza de certas medidas orçamentais fez ver a todos, pela primeira vez, que a crise nacional é extremamente grave”

Contrapondo ao à-vontade do primeiro ministro para fazer o que lhe apeteça, com suporte na actual maioria absoluta (a ler: "o amigo da onça")– perante a afirmação de Sócrates de que “há uma baixa taxa de conflitualidade na sociedade portuguesa”, o filósofo afirma que “a verdade é que a baixa taxa de conflitualidade” esconde inibições ancestrais na expressão do descontentamento, individual e colectivo, passividade, fantasmas de represálias, receios inconscientes de punições, medo e culpabilidade perante a eventualidade de se opor ao poder, no espaço público”(na “Visão”)
Por essa razão o Governo exerce um excesso de poder,,, permitido pela população. A permissividade dos cidadãos é determinada pelo grau de consciência que a população adquire no exercicio activo dos seus direitos de cidadania. Se a revolta popular latente por ter sido aldrabado por promessas cínicas ao eleger Sócrates, ainda assim consegue estar em niveis tão baixos, esta passividade ignorante dos cidadãos deve-se a um trabalho sistemático de décadas na desinformação e incultura, levada a cabo de forma intensa e a todos os níveis.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém (com gestão de maioria Comunista) gastou 1,5 milhões de euros na construção e apetrechamento do novo espaço cultural inaugurado há cerca de um mês, uma Biblioteca em Santo André construida sem quaisquer apoios comunitários. O Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) vai conceder em 2006 uma verba de 500 EUROS 500 para a gestão do projecto. Será apenas caricato? Ou a mensagem é esta: vejam televisão, estúpidos!
----
Chomsky é o intelectual mais influente do mundo, segundo votação efectuada pelos leitores da revista inglesa “Prospect”. Noam Chomsky o maior linguista norte-americano vivo ( o pai da gramática generativa) que se tem notabilizado pela sua crítica impiedosa ao controle corporativo (empresarial) dos Media, tem criticado violentamente de igual forma o Governo dos EUA.(independentemente de ele ser “republicano” ou “democrata”)
Conduzidos por Arundhati Roy, uma activista indiana, podemos ler aqui (traduzido para português)o que Chomsky tem para dizer sobre esta e muitas outras questões:
portugal.indymedia.org/
Atente-se por isso, que ver televisão – o entorpecimento hipnótico pelas imagens – dá resultados imediatos ao Poder. Vaclav Havel o presidente checo e um obscuro pseudo-intelectual com pretensões a lider ideológico ficou em 4º lugar na votação, à frente de figuras como o filósofo alemão Jurgen Habermas (7º), a activista anti-globalização Naomi Klein (11º) ou do teólogo Francis Fukuyama (21º)

Vaclav H. - apenas mais um vulgar escriba ideológo de meia-tigela?
um mero produto televisivo, ou algo ainda mais tenebroso?

Sem comentários: