Pesquisar neste blogue

sábado, março 11, 2006

de mãos dadas,,, (com a Banca)

“O tipo mais perfeito, mais avançado de Estado burguês é a Republica Democrática Parlamentar. O Poder pertence ao Parlamento; a máquina do Estado, o aparelho e os orgãos do Governo são os habituais: o Exército permanente, Policia e uma Burocracia práticamente inamovivel, previlegiada e colocada acima do Povo”.
Lenine (Teses de Abril, 1917)

Com o golpe militar de 25 de Abril de 1974 assistiu-se em Portugal a uma mudança da clique no poder. Os “revoltosos” entregaram de imediato o poder ao general mais reaccionário que estava à mão, Spinola. Tratava-se de instaurar a Democracia parlamentar do tipo europeu que pudesse continuar em termos estáveis, modernos, o mesmo tipo de exploração capitalista. Sabe-se o que se passou depois, com as lutas populares a exigirem revolucionar o país e a pretenderem obter condições de vida tambem a condizer com os novos tempos.

A correlação de forças sociais em presença, num país endémicamente atrasado, que oscilava entre o ruralismo maioritário semi-analfabeto e as pequenas classes urbanas com alguma instrução mas dependendo de empregos no sector terciário, levaram os sociais-chauvinistas do Partido dito Socialista ( de retórica “socialista”, mas chauvinista nos actos) a fazer prevalecer o sistema politico do liberalismo em vigor na Europa. Com uma formação de classes profundamente distorcida, já partíamos atrasados 30 anos relativamente a essa Europa que se tinha começado a reconstruir no pós-guerra, sob a égide do capitalismo americano.Tudo, nesta óptica, ficou decidido no contra-golpe de 25 de Novembro, comandado por um obscuro coronel do Exército – que vamos re-encontrar hoje como mandatário nacional e eminência parda do Regime, sub-delegando poderes da Opus Dei no novo Presidente Cavaco Silva, um Executivo de sempre desse mesmo (ancien) regime.
Muitos anos e catadupas de fundos comunitários à frente, vemos que as coisas não mudaram. O atraso permanece, quem domina são os mesmos de sempre, apenas o atraso mudou - actualmente é de 50 anos!. Sob a hegemonia americana, que não se questiona, conta-se agora com o inevitável decrescimento Europeu, “para finalmente os apanharmos”. Em benefício de quem?, será este objectivo, definido pelas cúpulas das cliques partidárias de sempre, o nosso verdadeiro Designio Nacional?, onde fica a Democracia participativa, única forma de obter a coesão social necessária para nos afirmarmos como Povo e como Nação? Como se “participa” nalguma coisa com estes niveis de formação e educação?
“Vamos provar que somos capazes de vencer a tirania da resignação” é o chavão da moda cavaquista – mas quem? para o quê e a favor de quem, pedem a nossa colaboração, supõe-se que empenhada? – ,,, para alimentar os mesmos de sempre?

Piroseira boliqueimeira













A familia Cavaco sobe a rampa do Palácio de Belem de mãos dadas,,, – pretende-se fazer passar a ideia que somos governados por gente comum, iguais a nós, que tiveram a sua oportunidade por trabalharem com afinco e competência, sucesso como qualquer um de nós podia ter – qualquer sopeira de repente, neste regime milagroso, se pode transformar numa princesa Leticia Ortiz charmosa – nada mais erróneo: esta gente está ali porque são serventuários dos grandes capitalistas, dos grupos económicos dominantes, das grandes multinacionais monopolistas, dos banqueiros *. Ninguem que na realidade pertença a estas famiglias se expõe hoje ao odioso de executar tarefas reles, de tratar da saúde à escumalha. Delegam nos quadros executivos intermédios, sem noção de classe, que se mostrem disponiveis. Temos então Cavaco Silva como supremo Magistrado da Nação. Mas não é o meu Presidente, nem, estou em crer, o da maioria dos portugueses.

(* Repare-se nos conteúdos dos telejornais e como os assuntos que predominam na pseudo-informação são os deles – e repare-se como as questões dos trabalhadores “desapareceram” do mapa mediático – como p/e o despedimento colectivo e o encerramento da Rhode)






A maior operação policial de sempre desencadeada em Lisboa, teve lugar ontem durante a tomada de posse de Cavaco Silva. Isto diz bem o que vai ser este país, cada vez mais securitário. Este dia foi quase de estado de sitío, as ruas circundantes onde iam passar as comitivas estavam repletas de policias de trânsito, paisanas, e no ar ouviam-se os helicópteros, mais os snapires da policia tudo pronto para o que desse e viesse se aparecesse ai um perigoso "terrorista" – Cavaco sabe que em Belém se movimenta em terreno hostil. Foi eleito, (à rasquinha), com base num discurso de omissões e mentiras - pelos mesmos tradicionais atrasados semi-analfabetos funcionais do Norte, que em 30 anos, deseducados e alienados para serem a essência do Regime, tambem não mudaram.
Resultados eleitorais nas Presidenciais:
- Em 9 Distritos não atingiu maioria absoluta.
- Cavaco Silva obteve 41,21% dos votos na Área Metropolitana de Lisboa

Sem comentários: