Pesquisar neste blogue

terça-feira, março 14, 2006

EFEMÉRIDE

A teoria Marxista é um instrumento fundamental para compreender o Mundo criado pelo capitalismo industrial. Mas o que importa é transformar o Mundo.

KARL MARX (1818-1883)



a 14 de Março de 1883 morreu Karl Heinrich Marx, sentado à sua mesa de trabalho, num casebre. Foi sepultado no cemitério de Highgate, em Londres, no sector reservado às pessoas banidas e rejeitadas pela igreja anglicana.
À beira da sepultura, Engels proferiu uma emocionada oração fúnebre:

"MARX ERA, ANTES DE TUDO, UM REVOLUCIONÁRIO. A SUA VERDADEIRA MISSÃO NA VIDA ERA CONTRIBUIR, DE UM MODO OU DE OUTRO, PARA O DERRUBE DA SOCIEDADE CAPITALISTA E DAS INSTITUIÇÕES ESTATAIS POR ESTAS SUSCITADAS, CONTRIBUIR PARA A LIBERTAÇÃO DO PROLETARIADO MODERNO, DE QUE ELE FOI O PRIMEIRO A TORNAR CONSCIENTE DA SUA POSIÇÃO E DAS SUAS NECESSIDADES, CONSCIENTE DAS CONDIÇÕES DA SUA EMANCIPAÇÃO. A LUTA ERA O SEU ELEMENTO NATURAL. E ELE LUTOU COM UMA TENACIDADE E UM SUCESSO COM QUEM POUCOS PUDERAM RIVALIZAR. MARX FOI O HOMEM MAIS ODIADO E MAIS CALUNIADO DO SEU TEMPO. GOVERNOS, TANTO ABSOLUTISTAS COMO REPUBLICANOS, DEPORTARAM-NO DOS SEUS TERRITÓRIOS. BURGUESES, QUER CONSERVADORES OU ULTRADEMOCRÁTICOS, PORFIAVAM ENTRE SI AO LANÇAR DIFAMAÇÕES CONTRA ELE. TUDO ISSO ELE PUNHA DE LADO, COMO SE FOSSEM TEIAS DE ARANHA, NÃO QUERENDO TOMAR CONHECIMENTO, SÓ RESPONDIA QUANDO A NECESSIDADE EXTREMA O COMPELIA A TAL. E MORREU AMADO, REVERENCIADO E CHORADO POR MILHÕES DE COLEGAS TRABALHADORES REVOLUCIONÁRIOS - DAS MINAS DA SIBÉRIA ATÉ À CALIFÓRNIA, DE TODAS AS PARTES DA EUROPA E DA AMÉRICA - E ATREVO-ME A DIZER QUE, EMBORA, MUITO EMBORA, POSSA TER TIDO MUITOS ADVERSÁRIOS, NÃO TEVE NENHUM INIMIGO PESSOAL"

* sugestões de leitura:
"Porquê ler Marx hoje?" de Jonathan Wolff (Edições Cotovia-2003)
* Marxistas.Org

Sem comentários: