Pesquisar neste blogue

domingo, setembro 07, 2008

História do Petróleo

o Médio Oriente detém 70 por cento das reservas mundiais, enquanto a América do Norte e a Europa, à taxa corrente de extracção, esgotarão as suas fontes de petróleo em 2010, ou ainda antes. As tecnologias existentes talvez possam vir a providenciar alternativas, embora ligeiras, ao petróleo no campo da energia, mas não por exemplo para a indústria dos plásticos. No despertar em 2001 da “Task Forcepara a Energia do vice-presidente Dick Cheney, foi uma coincidência que George W. Bush tenha determinado o objectivo Iraque na sua chamada “guerra contra o terrorismo”, um país conhecido por possuir as segundas maiores reservas de petróleo do planeta?
duplo clique na imagem para ampliar
É outra coincidência que as Forças Armadas dos Estados Unidos no Afeganistão e na Ásia Central estejam estacionadas junto das maiores reservas de gaz e petróleo desse continente?
É ainda outra coincidência que o chefe da “Comissão de Inquérito ao 11 de Setembro” tenha sido Thomas Keane, o maior accionista do mais antigo bloco petrolifero (a Amerada/Bloco Delta Hess) na área de Baku no Cáucaso?
Foi a invasão do Afeganistão e do Iraque realmente planificada para reduzir a actividade terrorista contra os Estados Unidos, ou foi um golpe para garantir que cada americano médio possa continuar calmamente a consumir quatro vezes mais energia que o europeu comum, ou 32 vezes mais energia que um africano?
Para atingir este ideal tem valido tudo: várias guerras no Golfo Pérsico, instrumentalização e utilização imoral das Nações Unidas, violações da legislação internacional, ilegalidades constitucionais, bombardeamentos, etc.

História do Petróleo – Robert Newman
45min.42seg.

Sem comentários: