Pesquisar neste blogue

terça-feira, setembro 30, 2008

Susan Sarandon

Esta senhora está a passar por aqui. Sarandon que se afirma liberal (*condicionada) por funcionar dentro do star system, assume-se publicamente como activista em causas progressistas - o que já não é nada mau nos tempos que correm.
da wikipedia: "o Progressismo é uma doutrina ou corrente filosófica de pensamento relacionada com o Positivismo. O progressismo pode ser relacionado ao adiantamento, desenvolvimento, aperfeiçoamento, evolução e superação como corrente oposta ao conservadorismo anacrónico, rígido, autoritário, repressivo e, no caso da escola, punitivo e liberticida. Políticas progressistas são aquelas que propõem mudanças sócio-económicas radicais, para o desenvolvimento e, naturalmente, o progresso. As oligarquias tendem a defraudar eleições em que progressistas dos mais variados matizes saiam vitoriosos, alegando que "são subversivos e socialistas".

(*) o liberalismo é/foi uma corrente politico- filosófica que entronca historicamente em determinadas condições proporcionadas pela estrutura juridico económica das diversas épocas por onde a doutrina vem viajando. Os últimos liberais à séria foram Hayek, Milton Friedman, Margareth Tatcher e Ronald Reagan, mas a isso já se começou a chamar outra coisa - a roda dentada liberal (com a desanexação do dólar em relação ao padrão-ouro na década de 70 que cancelou Bretton Woods), desengrenou-se, com a inércia da queda no precipicio entrópico da expansão natural capitalista não mais andará para trás para repor as condições anteriores, nem as suas criaturas.

Sem comentários: