Pesquisar neste blogue

quarta-feira, setembro 17, 2008

"Dinheiro"

Richard Wright, o teclista dos Pink Floyd, morreu esta semana antecipando-se premonitoriamente ao início da cadeia de falências do sistema financeiro ocidental. Integrante (desencantado) de um dos mais icónicos grupos da pop global, co-produziu integrado no álbum “The Dark Side of the Moono temaMoney

Money, get away.
Get a good job with good pay and youre okay.
Money, its a gas (1)
Money, get back.
Money, its a crime.
Share it fairly but dont take a slice of my pie.
Money is a hit
Dont give me that do goody good bullshit (2)
Is the root of all evil today.

a “loucura” do comportamento do Dinheiro desmistificada

Alguma vez as pessoas comuns imaginam de onde vem o dinheiro?, e o que se passa para ele de repente começar a desaparecer? – porquê existem bolhas financeiras selvagens, seguidas de violentos e desesperantes crashs? são esses “booms” e crashs parte do assim chamado “mercado livre”? ou uma outra coisa que se está desenvolvendo? – as respostas podem começar a surgir quando nós nos começarmos a interrogar e a perceber a coisa, então, de repente entenderemos uma grande parte do porquê o mundo trabalha desta maneira, e não de outra.
Este sistema financeiro, onde o dinheiro é criado como dívida, é uma coisa estranha e não funciona para defender os nossos melhores interesses. Uma das últimas coisas que John F. Kennedy tinha feito antes de ser assassinado, foi declarar a intenção de reformar o sistema de bancos centrais dos Estados Unidos. Não existe uma conexão entre estes dois eventos?
O sistema da FED, gerido praticamente desde há 30 anos por pró-financeiros quase exclusivamente de etnia judaica (como os seus fundadores, a familia judia Von Rothschilddesde 1913), ainda continua incólume, conquanto actualmente expandiu-se, evoluiu e comanda o sistema monetário global, espalhando endividamento, isto é recolhendo na volta e em alta proventos acrescentados com vultosos juros que contabilizam em proveito não se sabe bem de quem; a(s) FED apesar das aparências públicas de “reguladores”, são instituições privadas.
O congressista Louis McFadden, administrador da “House Banking and Currency Committee” de 1927 a 1933 opôs-se ao Sistema da Reserva Federal. Existem, datados dessa altura, três relatórios sobre o tema da sua vida dentro desse “sistema” até finalmente morrer de “ataque cardíaco”.
Aqui se trancreve o que ele disse ao Congresso acerca da Reserva Federal:
“Sr. Conselheiro, temos neste país uma das mais corruptas instituições que o mundo jamais conheceu. Refiro-me ao “Federal Reserve Board” e aos “Bancos da Reserva Federal” que depois passámos a conhecer genericamente como FED.
as “Reservas Federais” trapaceiam o Governo dos Estados Unidos e o povo dos Estados Unidos recolhendo dinheiro para pagar a dívida pública da Nação. As depredações e iniquidades das FED já nos custaram dinheiro suficiente para pagar o défice nacional por várias, muitas e muitas vezes. Esta instituição diabólica tem empobrecido e arruinado os povos desta Nação, foi ela própria à bancarrota, e levou praticamente o nosso Governo à falência. Isto foi feito debaixo das leis em que a FED opera, através da má administração dessas leis em proveito da FED e através de práticas corruptas dos nebulosos gestores da emissão de dinheiro que ficam atentos ao seu controlo”

notas:
(1) "It's a gas": é uma gíria da época de 60. Quando uma coisa “é um gás”, ela é boa, dá “speed”.
(2) a versão americana de "Money" foi editada (pela censura) e reduzida para três minutos, apenas para remover a palavra "shit" (o dinheiro, instrumentalizado, fictício, que não corresponde ao valor real do que produzimos, é uma boa “merda”)
.

Sem comentários: