Pesquisar neste blogue

terça-feira, julho 02, 2013

"Que fizeste hoje no emprego, querido? - nada de mais… rebentei duas casas, quatro carros e matei uns quantos terroristas que nos estavam a ameaçar”

os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) ou Drones (Abelhões, em inglês) foram idealizados para fins militares (1). Inspirados nas bombas voadoras alemãs, do tipo V-1, foram optimizados pelos modernos sistemas GPS, cumprindo missões consideradas demasiado arriscadas para serem efectuadas por seres humanos. Nesse âmbito, as missões que estão a tornar estes aparelho tristemente célebres são os assassinatos selectivos de opositores políticos (2). O futuro director da CIA em tempo procurou disfarçar este fim ao afirmar que Estados Unidos usam os Drones para “salvar vidas” (3). Mas a realidade é bem outra: quando alguém, geralmente não identificado concretamente, faz explodir duas bombas num qualquer edificio no Ocidente chama-se Terrorismo, matar 175 crianças no Paquistão com um ataque por Drone chama-se politica americana.

Esta politica criminosa baseada em tecnologias inventadas para uso de cobardes entrou na vida quotidiana das pessoas como prática normal… a ponto de os militares que operam os Drones em centros de comando computorizados se comportarem como qualquer funcionário administrativo, saindo de casa, levando os filhos à escola, indo para o emprego, selecionando alvos e abatendo pessoas das 9 às 18 horas com pausa para o almoço, como se isto fosse a coisa mais normal deste mundo; de volta ao lar o “piloto” investido numa missão patriótica sente-se feliz: "Que fizeste hoje, querido?" nada de mais… rebentei duas casas, quatro carros e matei uns quantos terroristas que nos estavam a ameaçar” (4). Bom, a ideia que passa é que este é um combate justo. Os drones são armas que espiam e lutam pela América contra inimigos externos. Mas o que acontece quando esta sofisticada tecnologia se aplica dentro das fronteiras à população em geral? (5) - o que está Obama (pqp) a esconder sobre o projecto da Administração Interna do assassinios de dissidentes políticos norte americanos por meio de Drones? (6) No imediato, salvo as piores intenções, é um facto que os Drones vigiam todos os movimentos de cada morador de Nova York (7).


Terra, Mar, Ar. Sobre estes três elementos todos os grandes Impérios se construíram sobre inovações tecnológicas aplicadas a fins militares de expansão. Desde o Império Romano com as suas legiões em formação cerrada protegida por escudos e lanças de ataque sobre hordas desordenadas, o que lhes permitiu o domínio sobre vastos territórios; à sua queda às mãos do Império Mongol pela formidável inovação do binómio cavalo-homem montado sobre uma sela; até ao Império Britânico cuja capacidade de construção naval equipada com canhões lhe permitiu o domínio quase exclusivo do Mar; passando pela Nova Cacânia até ao Império Americano cujo domínio do Ar se começou a desenhar no pós-guerra e se reafirma agora por uma uma sofisticada rede de bases de aviões teleguiados monitorizados por servidores informáticos que cobrem todo o planeta.


Pensa-se numa rede cujo mapa localiza bases aéreas que operam exclusivamente drones americanos (8), cujo objectivo seria controlar as fontes petrolíferas do Médio Oriente, Cáucaso e o Sueste Asiático. Porém, a cobertura tecnológica dessas bases alastra aos Estados-clientes, o que abrange vastas regiões em todo o mundo (9). Por exemplo, aderindo sem quaisquer escrúpulos à Era dos Assassinos, os Emiratos Árabes Unidos gastaram recentemente 200 milhões de dólares em “Drones Predator” fabricados pela empresa norte-americana General Atomics Aeronautical Systems (10). A guerra surda que se desenha no horizonte atinge o climax com a queda (ou desvio controlado) de um desses sofisticados aparelhos sobre o Irão, o que permitiu a sua inspecção e cópia repartida com a China e a Rússia. A tal ponto que o Irão está próximo de mostrar ao mundo um novo drone indectectável por radar (11). E como em tudo relacionado com o eufemismo “globalização” que na realidade esconde a divisão internacional de trabalho que serve o Imperialismo e de uma maneira geral o Sionismo global, um dos principais investigadores do ramo, o Estado de Israel, resolveu subcontratar o Brasil para o fabrico de drones na sequência da visita do presidente Shimon Peres. Recorde-se que Israel foi pioneiro nesta técnica de assassinatos selectivos, precisamente sobre alvos na Palestina com a destruição total da comitiva do sheik Yassin em 2004 (12).

O projecto brasileiro é relatado pela Revista TecnoDefesa: O protótipo do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) israelita “Hermes 900”, desenvolvido pela Elbit Systems, realizou o seu primeiro voo. Ele é capaz de desempenhar missões em condições meteorológicas adversas com até 36 horas de duração a uma altitude máxima de 9.145 metros e transportar uma carga útil de 300 kg. Sua velocidade máxima é da ordem de 223 km/h. O “Hermes 900” pode operar de maneira totalmente autónoma graças ao suporte de um avançado sistema de telecomando operacional, incluindo os procedimentos de mapeamento no solo, tanto nas descolagens como nas aterragens. O veículo incorpora tecnologias de ponta na sua construção e oferece possibilidades de uso em novas áreas de aplicação, bem como uma gama aperfeiçoada de sensores eletro-ópticos, designadores de alvos laser e sistemas de inteligência eletrónica e de comunicações. E continua-se a tentar passar a ideia que o fabrico de Drones tem um papel altruísta “tanto no sector militar quanto no civil. As Forças Armadas vêm adoptando esse equipamento há muitos anos no patrulhamento de áreas remotas” (14).

"Agora podemos matar os Pobres no Brasil com a mesma eficiência com que vocês matam Palestinianos"


notas e fontes:
(1) Aviões não Tripulados (na Wikipedia)
(2) EUA preparam Manual Anti-Terrorista com Normas para Assassinatos Selectivos 
(3) CIA: “os Drones são usados para salvar vidas (possivelmente expostas aos ataques dos “terroristas” que a própria CIA inventa) - (jornal Público)
(4) Centro Operacional de Comando de Drones a partir de New York City (EUA)
(5) A questão é posta por Lev Grossman em artigo publicado na TimeMagazine
(6) Plano secreto para uso de drones pela Administração Interna nos EUA
(7) Drones vigiam movimentos de cada morador de New York
(8) Mapa localiza bases militares que operam Drones
(9) Drone Maps Command and Control Servers
(10) Emiratos Árabes gastam 200 milhões de dólares em Drones Predator da General Atomics Aeronautical Systems
(11) Irán, a punto de mostrar al mundo su nuevo drone indetectable por radar (PressTV)
(12) O assassinato do lider do Hamas Sheik Yassin em 2004 (Electronic Intifada)
(13) A Elbit Systems - Advanced Technology Center tem sede numa enigmática caixa postal: P.O.B 539, Haifa 31053 Israel
(14) Drone israelita Hermes 900 fabricado no Brasil realiza o seu primeiro vôo
Ler mais:
(15) Flight Technologies
(16)Tecnologia de mapeamannto de alvos no solo

Sem comentários: