Pesquisar neste blogue

terça-feira, julho 19, 2005

Envio de tropas para o Afeganistão em defesa do Narco-Imperialismo?

Portugal faz parte activa da cadeia de apoio aos Neocons de Bush, reforçada após a Cimeira das Lages, na ocupação ilegal de territórios, nomeadamente no envio de tropas para defender o regime afegão do Presidente-Marioneta Hamid Karzai da crescente guerrilha anti-ocupação americana.
Hoje partiram os primeiros militares e para Agosto está previsto o início da missão de uma companhia de comandos do Exército, com 151 militares, que constituirão uma Força de Reacção Rápida da Brigada Multinacional de Cabul.
Em simultâneo o 1º ministro australiano John Howard anunciou igualmente o envio de tropas para o Afeganistão.

Desde a invasão do país, o Afeganistão forneceu 87% da produção mundial do ópio, segundo informou a ONU através do relatório acabado de ser tornado público e da autoria da Agência das Nações Unidas contra a droga e o crime (ONVDC).
Pode-se também ficar a saber que a área cultivada onde é possível a produção de ópio (com o qual se fabrica a heroína) aumentou 62% em 2004, alcançando o valor, até aqui desconhecido, de 130.000 hectares de superfície de cultivo.
Recorde-se que o governo dos Talibans tinha acabado com a cultura do ópio em 2001, que foi retomada e se encontra em franca expansão com a invasão e a ocupação do território pelo exército norte-americano.

sobre o 11/9, Guerra, AlQaeda, Afeganistão, Drogas, Petróleo, Iraque, Bush/Cheney, e Osama Bin Laden:


* Bloco de Esquerda exige regresso de forças portuguesas do Afeganistão
* Mais noticias e pormenores relacionados - Aqui

Sem comentários: