Pesquisar neste blogue

segunda-feira, julho 11, 2005

o Medo lava (o inconsciente) mais Branco

a Baixa de Londres (City) a zona mais movimentada de uma cidade com 9 milhões de habitantes, a um dia de semana, depois dos atentados

Quem sofra o terrivel acidente de ouvir muitas horas de discursos de políticos, consumir de forma viciosa comentários de televisão, ou abusar da leitura de “textos sagrados” em jornais, fica sem possibilidade de saber aquilo em que crê: ficará rodeado de um mundo de ilusões consubstanciado pelas mentiras dos políticos, pelas mentiras dos Media Corporativos e pelas mentiras do Mercado.
O emissor que consiga através destas mensagens, controlar a assimilação das emoções no receptor, consegue que o cérebro deste minta ao seu próprio corpo, levando-o à incapacidade de estabelecer, distinguir ou questionar regras sociais, causando nos pacientes comportamentos neuro-vegetativos que geram uma grande dificuldade em tomar decisões racionais contrárias ao Sistema (errado) do Senso Comum laboriosamente construído pelos Poderosos numa génese que remonta à história evolutiva do Homem.
Na sua obra “A Consciência do Corpo”, António Damásio apresenta uma série de argumentos anátomo-fisiológicos sobre a formação e processamento de imagens no cérebro e defende que o nosso raciocínio é feito de sequências ordenadas de imagens. Esses dados apontam para uma íntima relação entre as estruturas cerebrais envolvidas na génese e na expressão das emoções (o sistema límbico) e áreas do córtex cerebral ligadas à tomada de decisões. A partir deste ponto, Damásio introduz a hipótese do “marcador somático”.Esta tese é uma elaboração neuro-psicológica da “teoria da emoção” de William James (1884).

"As lesões no córtex cerebral" recentemente causadas ou agravadas em milhões de vítimas pelo líder espiritual do mix “cristãos-sionistas-evangélicos George Bush veio inverter esta baixa reactividade emocional, quando o Presidente americano não cumpriu um dos fundamentais mandamentos de Deus: “Não Matarás”, e foi excomungado por grande parte das opiniões públicas. Os estímulos comerciais primários “Consuma Bush que lava mais branco”; compre um carro a crédito e vá passear que os nossos soldados garantem-lhe gasóleo sem inflação”; “os políticos não são (todos) aldrabões”; “a Madeira é um jardim e pode comprar uma fracção pagando-a até aos 80 anos”, são promoções de marketing cada vez mais questionadas.
Com a religião oficial desacreditada (da Mente separada do Corpo e o Discurso (errado) do Método de Descartes), os “novos apóstolos” militantes da esquerda anti-capitalista conseguem cada vez mais tornar vísiveis as suas lutas para colmatar as falhas de julgamento das acções adequadas a uma justa relação com o futuro, com a mãe Natureza e com o culto ancestral e pagão (Druida) da Ecologia.
O grito do Iluminismo (Rosseau) - “De regresso à Natureza!” e o Romantismo de Schelling, passando pelo “Planeta Vivo” Gaia de James Lovelock, está de volta ao pensamento holístico pelo qual temos de reencontrar o contacto com a “alma do Mundo(a Razão Pura de Kant) como faziam os antigos “povos primitivos” para quem “a natureza inteira, tanto no homem como na fauna e na flora eram a expressão vísivel de Deus” expressa na famosa frase de Immanuel Kant “o céu estrelado por sobre mim e a lei moral dentro de mim”

“e o senhor Deus fez brotar da Terra a Árvore da Vida no meio do jardim (…) a árvore do Conhecimento do Bem e do mal” (Génesis 2.9). Fuck Bush,,, volta Deus que estás perdoado!

Sem comentários: