Pesquisar neste blogue

segunda-feira, julho 11, 2005

mais uma vez, o jornal "Público" e a manipulação da informação ao serviço dos Neocons de Washington


Após as eleições Iranianas era esta a chamada de 1ª página - onde 3 vezes 3 - se apelidava o eleito Mahmoud Ahmadinejad de "ULTRACONSERVADOR". A insistência ficava-se a dever ao nóvel Presidente (com 61,39% dos votos) não ser da conveniência dos interesses norte-americanos. Em edições posteriores a campanha prosseguiu com a colagem dos acontecimentos na Embaixada dos EUA em Teerão em 1979, onde foram feitos refens 52 funcionários americanos durante 444 dias, ao então jovem Ahmadinejad, que teria estado envolvido no sequestro e posterior expulsão dos funcionários. (Sabe-se hoje que Ronald Reagan pagou aos Iran-Contras para prolongarem o periodo de sequestro até às eleições americanas que viria a vencer).
E continuava o "Publico": "Para alguns ex-refens, fotos que apareceram na Internet PROVAM (sic)que um jovem barbudo a conduzir um dos cativos americanos de olhos vendados é o Presidente Ahmadinejad em 1979".

Acontece porem, que através da mesma Internet, é possivel desmontar esta construção - a foto de Ahmadinejad nessa época em que tinha cerca de 23 anos é esta, e não é mesmo nada parecido.

e ainda que fosse, nada teria de ser arrepender. Ao expulsar a oligarquia do Xá da Pérsia, o Irão deu um passo de gigante para o país Livre, Moderno e (o maior dos pecados)Independente que é nos dias de hoje.

Sem comentários: