Pesquisar neste blogue

terça-feira, julho 05, 2005

Globarbarização - LIVE 8 - uma ilusão perigosa



"Na realidade, o que se está encenando não é mais do que a "salvação" da vítima pelo verdugo. Inocenta-se assim os países ricos e as corporações transnacionais que, de facto, controlam as políticas dos principais dirigentes mundiais, criando a ilusão de que eles -os do G8- fazem o melhor que podem, contribuem no máximo das suas possibilidades, etc.
As referidas "ajudas" são condicionadas ao cumprimento de draconianos planos ditos de "ajustamento estrutural", sob o mando da dupla FMI / Banco Mundial, que têm como principal característica proceder à privatização de domínios inteiros, como - por exemplo - a distribuição de água, oferecidos a gulosas multinacionais, como a "Vivendi". (citado do Blogue Século XXI)
O evento em questão (Live Aid), patrocinado por empresas como a AOL, Nokia ou a BBC, e onde o próprio multimilionário Bill Gates esteve em palco, admite inclusivamente que a ajuda canalizada para os países assolados pelo flagelo da fome, é apenas o excedente do resultado. Ou seja, provavelmente mais milhões serão gastos a pagar aos artistas de renome e em publicidade do que em ajudas que o festival promove. Depois do Show em que apenas participou UM ÚNICO AFRICANO (o cantor senegalês Youssou N´Dour), e da marcha de sábado passado em que estiveram 200 mil pessoas, "Sir" Bob Geldof quer agora que um milhão de pessoas marche para Edimburgo, na Escócia, protestando em massa durante a Cimeira dos G8. Os artistas marcharão também? Não é provável!. A partir do evento comercial já não é nada com eles além de que cerca de 10 mil policias estão mobilizados para a operação de segurança da Cimeira.
Será que algum governo dos G8 vai obrigar a coligação Banco Mundial /OMC /FMI /complexo industrial-militar internacional que impõe no Planeta o sistema que é a origem da miséria e da fome galopantes a alterarem um milímetro que seja as suas orientações?
Comovente foi ver a acompanhante de Madona - uma bela Negra africana de 20 e poucos anos - era o bébé deserdado e em muito más condições que ilustrou a transmissão TV do primeiro Live Aid, que seria depois repescada pela caridade e ajudada a sobreviver, vindo a ter uma vida normal ao estilo ocidental. Estará a solução em passar todos os deserdados do mundo, um a um, na TV?

* no blogue Pimenta Negra:
“A hipocrisia do G8: o abismo entre o negócio das armas e as ajudas
Os Estados ricos gastam mais de 1 bilião de dólares em armamento, ao passo que só despendem tão somente 79.000 milhões em ajudas às populações mais pobres e carenciadas.
Isto significa que por cada 100 dólares entregues à poderosa indústria de Armamento, os mais pobres do planeta recebem 7,90 dólares”.

* Segundo dados disponibilizados pela Marktest, o público português passou completamente ao lado da emissão de 12 horas do “Concerto humanitário” Live8 – 2,9 do share!,,, a programação da TVI lidera as audiências dos zombies com 31,1%. É caso para dizer que se os G-8 conhecessem Portugal fazendo cá sempre a Cimeira, seria o país do mundo onde estariam “ad eternaum” e de longe mais descansados.

Sem comentários: