Pesquisar neste blogue

sábado, setembro 29, 2012

“Como Funciona o Marxismo”

Existe um mito muito difundido de que “o Marxismo é complicado”. Porém na realidade as ideias básicas do Marxismo são particularmente simples e explicam, como nenhum outro conjunto de ideias consegue fazê-lo, a sociedade em que vivemos.

O mito tem sido propagado pelos inimigos do Socialismo – Harold Wilson, um importante líder trabalhista inglês, gabava-se de nunca ter sido capaz de ir além da primeira página de “O Capital”. E é também um mito que vem sendo respaldado por um tipo particular de académicos, que se dizem “marxistas”, mas deliberadamente utilizam frases obscuras e expressões místicas, com a finalidade de dar a impressão que possuem um conhecimento especial, negado a outros. Portanto, nada há de surpreendente que para muitos socialistas que trabalham 48 horas semanais em fábricas, minas e escritórios, eles acabem concebendo o Marxismo como algo que nunca terão tempo ou oportunidade de entender”

O livro de Chris Harman, publicado originalmente em inglês com o titulo “How Marxism Works” no ano de 1997, está integralmente disponível online em língua castelhana aqui

O medo das elites: Esquerda à esquerda do PS vale eleitoralmente mais que o partido do Governo
 .

Sem comentários: