Pesquisar neste blogue

sábado, janeiro 29, 2005


o anti manifesto

Escrita INKZ o que é isso?
Boaventura Sousa Santos explica-o no “prefácio” do seu novo livro, a que chama “desfácio”
“a escrita INKZ (incapaz!) pretende pôr a arte em movimento, mas para isso tem de se anti-mover! Caso contrário, transformar-se-ia ela própria em mais um movimento artístico e, como todos os outros anteriores, impediria outros movimentos alternativos de emergirem e se moverem. Daí o carácter sacrificial da escrita INKZ: não se move para que tudo o mais se mova!
A escrita INKZ não é poesia nem é prosa, não é pintura nem escultura, nem arquitectura.É uma arte incapaz.Não se sustenta nem se completa por si própria.Abre espaços para as manifestações artísticas dos outros, sejam eles artistas legais ou indocumentados, formais ou informais, oficiais ou não-oficiais”
A escrita INKZ é um conjunto de histórias rápidas e curtas para deixar espaço à imaginação artística de quem as lê. Conclui BSS:- sempre tive o sonho de escrever histórias tão rápidas que o começo coincidisse com o fim.Não são pois fragmentos.Tudo o que há para completar está fora delas. Permitem reproduções, cortes e ampliações infinitas sob formas infinitamente diferentes. Tal como os oráculos de Delfos, na concepção de Heraclito, não escondem nem revelam. Dão sinais!,,, o sentido dos sinais está em quem os lê,,,

um bom exemplo de escrita INKZ será o das “estorias” de Gonçalo M.Tavares:
I – Diamantes
Em vez de uvas os cachos do reino deixavam cair sobre a terra diamantes.
- Diamantes, Diamantes, Diamantes! Há anos que é só isto – queixava-se o produtor.

ou estoutra:
II – O perigo da Cultura
Uma galinha pensava tanto e era tão culta que ganhou uma obstrução interior, deixando de pôr ovos. Mataram-na no dia seguinte.

in: "O Senhor Brecht" Editorial Caminho - 2004

Sem comentários: