Pesquisar neste blogue

quarta-feira, agosto 28, 2013

a Morte de um Economista

Reconhecido pelas Autoridades pela sua competência, ex-funcionário do Fundo Monetário Internacional, com carreira “brilhante” nas altas instâncias financeiras da “comunidade europeia”, quadro de um tristemente célebre Banco de Investimentos especulativos sobre os endividamentos públicos, o Goldman Sachs.

Perante a morte de um amigo e colega, o Presidente da República manda publicar na página oficial da Presidência uma nota de condolências; Carpiram-se os notáveis da Nação; Tocam os sinos no adro da igreja, vai a passar a Procissão...



Realçando uma interpretação correcta dos factos, o embuste começa logo no título nobiliárquico do gajo que bateu a bota: “um Economista”. Ora não existe por si só, in abstractum, tal termo Economia”. O que existe é uma ciência denominada Economia Política – a gestão dos valores na sociedade são sempre determinadas previamente por escolhas políticas. Nesta perspectiva, quem se finou desta feita foi mais um economista Neoliberal. O que é que isto significa? – significa que a escolha dessa política é feita em benefício de uma classe contra os interesses de outras classes.

Um Economista Neoliberal, para mais “com reputação” internacional nos centros decisores, trabalha activamente na chantagem exercida por instituições como o Banco Mundial, o BCE e o FMI oferecendo empréstimos de dinheiro (de que os promitentes contratantes precisam desesperadamente para evitar situações de ruptura na exploração capitalista e prevenir subsquentes revoltas populares) contra a imposição de determinadas concessões a que ficam obrigados em contrapartida Governos e Estados.

Um Economista Neoliberal é aquele que propõe às elites governantes (subornadas) dos paises subordinados as terapias de choque impostas pelas instituições que representam os especuladores estrangeiros, alcunhando-as de “programas de ajustamento estrutural”. É um economista que concorda com a falta de controlo e ausência de tributação sobre movimentos de capitais, em abrir o mercado interno a uma inundação de mercadorias importadas baratas, prejudicando as indústrias locais e provocando a eliminação de centenas de milhar de empregos destruindo as vidas a milhões de pessoas; que, aderindo a uma moeda excessivamente forte, sem hipótese de desvalorização (uma vez que desse modo os especuladores perderiam dinheiro) torna demasiado dispendioso produzir bens no país; Alguém que, apesar da hiperinflação dos preços dos produtos (devido á excessiva emissão de moeda) mente em nome da “estabilidade monetária”; garantindo que o Estado possua reservas (indexadas ao Dólar norte-americano) por forma a poder reembolsar os investidores em que qualquer altura que eles decidam; que em nome do “mercado livre” (onde os monopólios cada vez concentram mais poderes) à custa de um corporativismo fascista baseado na união forçada do governo, empresas e sindicatos, visam a estabilidade na obtenção de mão-de-obra flexivel, barata, desqualificada face à crescente robotização da produção, e com procura abundante de empregos de merda.
Um Economista Neoliberal propõe-se fazer cortes profundos nas despesas (já pagas, porque espoliadas com lingua de palmo aos contribuintes) em especial nos programas sociais, saúde e educação. É o que desfere ataques mascarados de académicos (da academia dos boys de Chicago ou da versão Católica local) ao desenvolvimento nacional que resulta do progresso económico dependente da industrialização interna; quem, ao contrário, tenta impôr as regras da globalização a que se obrigam os subscritores do Consenso de Washington, visando a privatização, em benefício do capital estrangeiro e da perpetuação do imperialismo, de sectores chave como a banca, indústrias de energia, refinação petrolifera, transportes, mineração, serviços públicos como os correios, as comunicações, electricidade, gaz e... até a água.

Enfim, tudo isto era o Escelentíssimo Doutor António Borges, mas não será pela morte de um individuo que se conseguirá irradicar a peçonha que destrói a comunidade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pena ele cá não estar,podia ser na democrática Arábia Saudita.
Ora leia isto,xor xatoo.Parece que a Síria não irá ser um passeio

http://www.eutimes.net/2013/05/russia-ready-for-war-orders-thousands-of-troops-to-border/

e,isto
http://www.eutimes.net/2013/08/putin-orders-massive-strike-against-saudi-arabia-if-west-attacks-syria/

Anónimo disse...

O "brilhante" sr. Não era mais de que um soldadinho de chumbo dos interesses corporativistas mundiais. Provávelmente como bom aluno, acreditava piamente no que lhe ensinaram, decorou a lição sem a compreender. Pior é que a U. Nova e a Católica com os novos nomes em Inglês ( parolos e subservientes) estão todos os anos a fabricar possíveis soldadinhos deste tipo.

Anónimo disse...

Morreu um refinadíssimo FILHO DA PUTA!JÁ DEVIA IR À MAIS TEMPO!!!!