Um jovem estudante de neurociências armado em Joker entrou pela estreia do novo Batman adentro, matou 12 e feriu dezenas. O cinema holliwoodiano tem dado cabo da mioleirinha a muita gente. Nem sempre foi assim tão degradante, mas desde o principio que foi assim como o lançamento da 1ª pedra...
O clássico de Vincent Minelli "The Band Wagon" irá ser exibido na próxima segunda-feira dia 23 na Casa da Achada. "Band Wagon" - a Carruagem que transporta em cima uma Banda de música - é um convite a acompanhar a alegria espalhada em redor e a emocionar-se na poesia do gesto imortalizado na dança de Fred Astaire e Cyd Charisse. Assim parece, mas o espectáculo pela qual o público em tempo pagou, de facto é uma falácia...
Em campanhas políticas passadas, os candidatos faziam-se transportar em cima de carros sem tejadilho e as pessoas que mostravam apoio ao candidato eram convidadas a subir a bordo: "anda cá que eu não te engano" - e a frase "saltar para a carruagem" passou a referir-se a aderir a uma causa por causa de sua popularidade. Os quatro pontos em que assenta a falácia são, 1. o apelo à Popularidade, 2. a Argumentação que gera Consenso, não pela razão, mas pela emoção, 3. o argumento populista e 4. Ver-se muita gente junta é sinal que a Multidão é que está a mandar. No meio do burburinho parece imperar a felicidade. A publicidade em movimento é uma fonte rica em argumentos - todos os produtos que entram na festa parecem ser os melhores conquistando a posição de nº 1 dos mais populares, mesmo que o produto não preste e a sua origem seja irrelevante. A mensagem subliminar do musical "The Band Wagon" não foge à regra: adoptando o modo de vida americano toda a gente terá uma vida feliz usufruindo do bom e do melhor para sempre (por alguma razão o título do filme em português foi "A Roda da Fortuna". Salte já para a carruagem.
fontes e leituras relacionadas:
* "As Falácias Informais"
* S. Morris Engel, "With Good Reason: An Introduction to Informal Fallacies", 1999
* Harry Browne, "The Unselfishness Trap, How I Found Freedom in an Unfree World", 1973
* Hans V. Hansen, "Fallacies: Classical and Contemporary Readings", 1995
* James B. Freeman, "The Appeal to Popularity and Presumption by Common Knowledge", in Fallacies: Classical and Contemporary Readings", 1995
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