Pesquisar neste blogue

sábado, maio 11, 2013

9 de Maio, as celebrações do Dia da Vitória da União Soviética na 2ª Grande Guerra

Nenhum evento político pode ser julgado fora do tempo e das circunstâncias em que ocorreu. Ninguém sabe nem apenas um por cento do fabuloso percurso do homem, mas graças à História, sabemos hoje coisas sobre acontecimentos que ultrapassam os limites da imaginação.

O privilégio de se continuar a coligir novos relatos fidedignos de pessoas conhecidas, incluindo com conhecimento dos locais onde aconteceram alguns eventos sobre a histórica batalha pela conquista de Berlim, aumentou o interesse que se esperava das comemorações deste ano. A colossal e heroica façanha foi o resultado de um conjunto de povos que a Revolução e o Socialismo tinham unido para acabar com a brutal exploração que o mundo tinha sofrido ao longo de milénios. Os russos foram sempre um povo orgulhoso por terem liderado essa revolução pela liberdade, graças aos sacrifícios que foram capazes de suportar.

Este aniversário do Dia da Vitória não poderia ser compreendido sob o signo de uma bandeira e um nome diferente, que presidiu ao heroísmo dos combatentes da Grande Guerra Patriótica pela soberania da República dos Sovietes. Há definitivamente aqui algo intocável e inesquecível: o hino sob cujos gloriosos acordes marcharam emocionadamente um milhão de homens e mulheres que enfrentaram a morte e esmagaram os invasores que procuravam impor mil anos de nazismo e de holocausto para toda a humanidade. Com estas ideias em mente, os russos de hoje apreciam que as horas que são dedicadas à marcial organização do desfile militar evocativo, sejam agora dispendidas por homens formados em universidades militares russas, algo que nos eventos reais naquela época foi feito pelo povo, simples operários e camponeses em armas. Povo em armas cuja única preparação era a vontade de vencer, que no dia da celebração da Revolução de Outubro no final do desfile desse ano de 1945 marchou directamente para a frente de batalha.

soldados e estandartes russos numa recriação da época

Os Yankees e os sanguinários exércitos da NATO certamente não podem imaginar que os crimes cometidos no Afeganistão, Iraque e Líbia, os ataques contra o Paquistão e a Síria, as ameaças contra o Irão e outros países do Médio Oriente, as bases militares na América Latina (entre ela a novíssima Palanquero na Colômbia), na África e na Ásia, possam ser realizados com impunidade, sem que o mundo tome consciente da ameaça estranha e fora do comum nesta nossa época - Como se esquecem tão depressa os impérios das lições da História! - a técnica militar exibida em Moscovo e por todas as cidades da Rússia a cada celebração a 9 de Maio, mostram uma impressionante capacidade para fornecer respostas adequadas e flexíveis aos meios do imperialismo ocidental convencional e às ameaças nucleares mais sofisticadas. Adequado às circunstâncias e expectativas da epopeia de outrora, era este o espirito que se esperava nas vésperas da vitória soviética sobre o nazi-fascismo



(texto adaptado do discurso de Fidel Castro em 2012)

Rússia confirma que entrega de mísseis à Síria, governada segundo um modelo pró-socialista, está em fase de conclusão 
.

18 comentários:

Anónimo disse...

Não esqueça de dizer que tanto o comunismo como o nazismo são iguais. Inclusive as tropas nazistas antes da guerra eram treinadas na união sovietica longe dos olhos dos intrometidos franceses e ingleses. Os campos de concentração os nazistas aprenderam com os comunistas na união sovietica. Até as 12:00 horas do dia da operação barbarosa quando a alemanha invadiu a união sovietica, Stalin ainda enviava comboios ferroviarios carregados de combustivel, minerios , etc para a alemanha. Se naõ fosse a ajuda da união sovietica a alemanha não teria chegado a onde chegou. Lembre-se : Nazismo - nacional socialista. Já o regime na união sovietica era - internacional socialista.

Capitão disse...

Este anónimo provocador, é um paraplégico mental. Pelo que escreve, vê-se, não tem cura e devia ser internado. Altera a história para vir por aqui mentir sobre factos que não correspondem à verdade. Estes provocadores, só merecem uma resposta. Fuzilamento e obrigava a família a pagar a bala.
Mas como é paraplégico, era internado em treblinka

Anónimo disse...

Realmente capitão, todo comunista é um provocador. Apelam sempre para adjetivos depreciativos quando não tem argumentos contra fatos, infelizmente o socialismo acabou, voce mereceria ir morar lá na extinta USSR. Voce ia ver como era bom. Mas há um consolo, o Brasil está gradativamente caminhando para isso com o PT no poder, partido este que não pretende largar o poder tão já. Só um alienado como voce não percebeu isto.

Anónimo disse...

o capitãozinho sem cerebro porque será que ninguém comenta que o comunismo na USSR matou muito mais que o nazismo ? E não venha com essa arenga de deturpação de fatos historicos, pesquise oque fizeram os senhores lenin e stalin, perto deles hitler é um santo.

Anónimo disse...

Viva o dia 9 de maio, dia da vitoria do humanismo sobre o racismo, comemorado na maior parte do mundo, na Rússia, na Geórgia, Belarus e até na Ucrânia! No Brasil ainda se comemora o dia do fascismo 1 de abril de 1964.

Anónimo disse...

Caro capitão sabichão que supõem saber tudo e que gosta de chamar os outros de paraplégico mental. Para o seu conhecimento eu não fui leviano e nem provocador e também não alterei a história, os fatos e as provas EXISTEM, pois provem dos documentos descobertos nos arquivos secretos soviéticos, abertos por Bóris Iéltsin. Estes documentos mostram que a União Soviética, muito antes do pacto-ribbentrop, já enviava em violação do tratado de versailles, armas e outros bens a Alemanha nacional socialista. Moscou considerava o nazismo muito parecido com o comunismo, tanto que impedia o partido comunista alemão de combater o partido nazista diretamente. Contra fatos não há argumentos caro capitão, apenas mostrou-se um ignorante que com certeza ficou preso a história ou melhor a estória oficial. Portanto voce é o provocador e um paraplegico mental.

Capitão disse...

Há 65 Anos foi asteada em Berlim a Bandeira Vermelha dos Comunistas. Agora no século XXI, a Alemanha tenta reabilitar-se apresentando os comunistas da mesma forma como os nazis os retrataram. tu anónimo colaboras nesta mistificação da história. Se os comunistas, fossem os monstros que os alemães nazi/fascistas apregoam, e se vingassem todo o mal praticado pelos nazis, contra o Povo Soviético. A Alemanha tinha sido varrida da face da terra.
E Caro anónimo. Conheces a História do comandante nazi? Que mandava os prisioneiros atirar os filhos ao ar para os matar a tiro? E a filha gritava "Mais paizinho mais" não serás tu a filha escondida no anonimato?

Anónimo disse...

Mistificação? diga isso aos arquivos secretos que lá estão a testificar. Quanto as monstruosidades é fato, Lenin e stalin foram os maiores carniceiros seguido de hitler. A historia registra isso e não adianta negar.

Anónimo disse...

Não estou a defender nazismo ou comunismo,apenas estou a dizer que a Alemanha nazista teve ajuda externa, e documentos comprovam isto, aliás documentos produzidos pelo sistema que voce tanto defende. Apenas estão a comemorar a derrota de um regime similar ao comunismo em que "eles" proprios no passado ajudaram a crescer e virar um monstro. Quanto estorinha do comandante nazi é apenas recíproca para voce.

Anónimo disse...

É caro capitão conheces a historia do massacre de katyn? Massacre este que durante décadas acusaram os nazistas de o terem cometido? Novamente os arquivos revelados PROVAM que os verdadeiros assassinos foram os sovieticos. Pesquise, veja por sí, e não me venha com desculpas como esta de que os nazistas como forma de reabilitação estão se comparando aos comunistas e vice versa. Ninguém é ingenuo ou imbecil. Voce com certeza não aceita a verdade ou melhor a podridão que começou a a parecer.

xatoo disse...

o assunto de Katyn estava encerrado desde as conclusões da Comissão Burdenko que foram em tempo aprovadas pela ONU. Depois da queda do regime soviético começaram a ser publicados novamente diversas cadeias de mentiras. Que não passa disso, insinuações falsas e mentiras
http://xatoo.blogspot.pt/2010/07/os-caminhos-de-katyn.html

Anónimo disse...

Não são falsas, simplesmente documentos começaram a aparecer, não sei qual o mal em revisar a história. É muito facil e comodo dizer simplesmente que após a queda do regime soviético calunias foram inventadas. Cada qual diz a mentira que quer tanto socialistas, comunistas e nazistas.

Anónimo disse...

Medvedev colocou imagens eletronicas de documentos do arquivo original sobre o problema de katyn do pacote "N 1. O endereço para visualisar é o seguinte: http://rusarchives.ru/publication/spisok.shtml. Não confundam a tragédia da aldeia de khatyn com o massacre de katyn pois não são as mesmas localidades.

Anónimo disse...

CORREÇÃO DO ENDEREÇO ELETRONICO: http://rusarchives.ru/publication/katyn/spisok.shtml

xatoo disse...

no link que fez o obséquio de nos enviar em russo diz assim a páginas tantas: "Os russos não reconheceram oficialmente o crime cometido em Katyn como um massacre" e mais adiante: "mais de 100 volumes relacionados à investigação ainda seguem restritos" Como lhe disse antes, o caso ocorrido num cenário de guerra entre russos e polacos já tinha sido definitivamente encerrado com as investigações da Comissão Burdenko em 1944 que afirma que o massacre ocorreu durante o avanço dos Nazis pela Polónia durante o verão de 1941. Comprovou-se pelo vestuário das vítimas que traziam roupa de inverno em pleno Verão (!); ou seja, o massacre foi cometido no regresso das tropas nazis em debandada, esta sim, durante o inverno, quando os oficiais polacos se recusaram a fugir com os Nazis, optando por tentar embarcar para Inglaterra

xatoo disse...

e, caro Anónimo, da próxima vez que escreva uma tentativa de resposta sem apresentar dados concretos, daqui não levará mais troco

Anónimo disse...

Essa investigação de 1944 não cola. Já faz tempinho não acha? Será mesmo que a pagina diz isso que voce está a afirmar? É obvio que voce vai defender oque bem quiser afinal não são todos que falam ou entendem russo. E porque será que em Nuremberg desistiram de julgar este crime? E olha que era um prato cheio para os russos e aliados. Até os russos desistiram. Perceberam que era uma espada de dois gumes. De 1944 pra cá muitos detalhes apareceram. Não adianta voce vir com essa comissão Burdenko, como se fosse a unica verdade. VOCE TAMBÉM NÃO TEM DADOS CONCRETOS. Oras se voce alega que mais de cem volumes relacionados a investigação seguem restritos então eles tem muito a esconder, apesar de não reconhecerem oficialmente o crime. Quem não deve não teme, não vejo o porque esconder a verdade de um crime que já prescreveu, o criminoso mor a muito se foi, não é nação a ser julgada mas sim um regime que passou longe do verdadeiro socialismo, em verdade foi uma ditadura.

Anónimo disse...

Uma investigação feita e patrocinada pela propria união sovietica como foi o caso da comissão Burdenko é o mesmo que um lobo tomar conta do galinheiro, faça-me o favor meu caro. Quando os 100 volumes forem liberados, por favor divulgue-os.