Pesquisar neste blogue

quarta-feira, julho 10, 2013

Juiz toma decisão que permite investigar "segredos de Estado" afirmando que acção judicial contra a NSA deve continuar

- o meu pai diz que tu andas a espiar tudo o que nós dizemos na Internet 
- ele não é teu pai... 

O processo judicial conhecido como "Jewel vs NSA" (Agência de Segurança Nacional), foi originalmente apresentado em 2008 pela Electronic Frontier Foundation (EFF) e um grupo de clientes da AT&T alegando que funcionários da administração Bush criaram e desenvolveram um "programa ilegal e inconstitucional de vigilância das comunicações através de operações de vigilância sem mandado dos cidadãos norte-americanos"

À administração Obama não será porém permitido mandar encerrar o processo com a fundamentação que "um argumento civil, correria o risco de expor os segredos nacionais" (obviamente, do privilegiado foro militar). O juiz federal Jeffrey White decidiu pela continuação da investigação, naquilo que já foi chamado de uma importante conquista para os defensores das liberdades civis. (fonte)

Contra-atacando, a Administração Obama fez agora aprovar, sem festas nem conferências de imprensa, a Ordem Executiva HR 628 que permite à Casa Branca vigiar todas as comunicações nos Estados Unidos (e arredores globais, como é sabido). Da mesma forma, podem “capturar” e desactivar serviços, inclusive de comunicações electrónicas, desligando a Internet. (fonte)

relacionado:
* Segundo o Washington Post, o Governo dos EUA exigiu às empresas operadoras de fibra óptica  total acesso aos funcionários da NSA encarregados da vigilância
* Venezuela confirma que responderá favoravelmente a pedido de asilo politico do ex-funcionário da NSA Edward Snowden
* Edward Snowden está impossibilitado de voltar ao seu país por ter denunciado um crime de espionagem cometido pelas autoridades do seu país. Yoani Sanchez, a famigerada blogueira cubana viaja pelo mundo denunciando a "ditadura cubana" entrando e saindo livremente do seu país conforme lhe apetece. Qual das duas situações configura "uma cruel ditadura"?



Os serviços de informação e espionagem dos Estados Unidos não só participam na organização de golpes de Estado noutros países, como também, paralelamente, tiram daí proveito económico especulando nos mercados financeiros

Sem comentários: