Pesquisar neste blogue

terça-feira, outubro 31, 2006

efemérides em véspera de finados

Jorge Rodrigues, o autor de um dos melhores programas da rádio portuguesa, despediu-se por hoje com uma dedicatória triste: “De cinco em cinco segundos morre uma criança de fome no mundo. Os seus nomes ficam para sempre no anonimato. Para evitar que esta abjecção possa ser esquecida, dedicarei um “Ritornello” a cada uma dessas crianças. A de hoje chamava-se Jenifer Gonçalves e morreu de fome aos quinze meses com pouco mais de 4 quilos”

“Isto, de acordo com John Morely, é a experiência da Inglaterra ao trazer a paz à humanidade que sofre nos trópicos: “Primeiro entram de rompante em territórios onde não tinham negócios a fazer, e onde tinham prometido não ir; em segundo lugar, apercebem-se que esta intrusão provoca ressentimentos e, nestes paises selvagens, ressentimento significa resistência; terceiro, instantâneamente começa-se a choradeira que esses povos são rebeldes por natureza e que os seus actos são rebeliões contra a ordem (ao mesmo tempo que se assegura que não existe intenção de exercer um dominio permanente sobre a soberania deles; quarto, enviam-se reforços armados para pôr fim à rebelião; e em quinto lugar, depois de se ter espalhado sangue, confusão e anarquia, declara-se, de mãos postas para o céu, razões morais os levam a permanecer, porque se pretendessem sair, esse território seria deixado em tal condição que nenhum poder civilizado poderia ser formado. Estes são os 5 estádios do Progresso nas nossas estruturas do futuro”

David Starr Jordan, in “Imperial Democracy” 1899.

As pessoas escravizadas e alienadas degradam-se, mas o património livre e anárquico fluoresce

(...) “mas, o que foi e continua a ser um processo àparte é o exemplo do “Fidelismo”. A representação do magnifico sucesso da Revolução Cubana é uma fonte de esperança e inspiração para os povos em toda a América Latina. O que é ameaçado por Cuba é aquilo que o Presidente Kennedy e o Professor Schlesinger referem como sendo o sistema inter-americano. E o sistema inter-americano é apenas uma expressão eufemista que encobre o controlo da América Latina pelas corporações norte-americanas. O que é ameaçado por Cuba é a continuação da exploração dos povos da América Latina. E estes povos, inspirados pelo radioso exemplo de Cuba podem decidir subsistuir o sistema inter-americano do Presidente Kennedy por outro sistema. Um sistema de liberdade, de progresso, de socialismo. Eis porque o “Fidelismo” tem de ser esmagado. Esta é a razão porque nenhuns meios são considerados demasiado sujos para serem usados no processo de estrangulamento da Revolução Cubana”

Paul A. Baran, in “Cuba Invadida” publicado na Monthly Review em Jul/Agosto de 1961.

As pessoas livres fluorescem, mas o terrivel bloqueio que lhes movem obriga o património a degradar-se.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hi!
You may probably be very interested to know how one can make real money on investments.
There is no initial capital needed.
You may commense to get income with a sum that usually is spent
on daily food, that's 20-100 dollars.
I have been participating in one company's work for several years,
and I'm ready to let you know my secrets at my blog.

Please visit my pages and send me private message to get the info.

P.S. I make 1000-2000 per daily now.

http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]