Pesquisar neste blogue

sábado, outubro 21, 2006

"Inside Man" o filme de Spike Lee é o objecto mais acessivel no entendimento do que é o sistema da Alta Finança (e por sinal um dos DVD,s mais vendidos, que entre nós dá pelo nome de "Infiltrado")
Repare-se contudo, aqui, como a mensagem principal do filme é ignorada pela maioria dos comentadores ao mesmo tempo que os aspectos secundários são realçados, para melhor os zurzir.
sinopse:
Dalton Russell (Clive Owen) e o seu grupo assaltam um banco em Manhattan, fazendo todos os clientes reféns. Porém Dalton parece mais interessado no conteúdo de um dos cacifos de depósito do que em dinheiro. Com o show off americano tradicional um alto aparato policial cerca e sela todo o quarteirão. Os detectives Keith Frazier (Denzel Washington) e Bill Mitchell (Chiwetel Ejiofor) encarregam-se das negociações com os sequestradores, sob pressão do capitão Darius (Willem Dafoe), um policia que está ansioso por "mostrar serviço" e invadir o banco. Entretanto, o director-geral da instituição, Arthur Case (Christopher Plummer), pretende certificar-se que o conteúdo do seu depósito não se torna público, pelo que contrata Madeline White (Jodie Foster), uma especialista com grandes ligações secretas com os centros decisórios politico-económicos para obter um acordo com o assaltante Russell. Todos introduzem peças de um puzzle intrigante, mas cada peça nunca é aquilo que aparenta ser. Por fim percebe-se que o essencial é salvar o envelope que contém documentação sobre o passado que poderia incriminar o Banqueiro Arthur Case, que oferece milhões ao assaltante, mas o principal obstáculo acaba por ser o de neutralizar o detective Frazier, mais obstinado em descobrir a verdade, que se recusa a condescender com "promoções" que o chutem para cima. No final policia e assaltante (que sai pela porta principal do banco) cruzam-se e trocam um piropo (na forma de um pequeno diamante deitado no bolso do detective); e o espectador que assiste ao espectáculo mediático, apercebe-se de como ambos parecendo ser importantes são peças insignificantes de uma engrenagem que lá muito do alto os transcende.

* Existem 6 clipes de video que podem ser vistos aqui.

Sem comentários: