Pesquisar neste blogue

sábado, julho 20, 2013

Detroit tornou-se o maior município na história dos EUA a declarar falência

Com a declaração de falência de Detroit os poucos habitantes restantes na cidade viram fugir junto com os que já tinham fugido o dinheiro dos seus impostos.

 O mayor de Detroit, Kevyn Orr, pediu a um juiz federal para colocar a cidade ao abrigo do capitulo 9 do Acordo de Insolvências datado de 2010 - "Temos que encarar o facto de que Detroit não pode e não vai pagar as suas dívidas [...] é insolvente", reconheceu Rick Snyder, o governador de Michigan. Uma série de factores contribuíram para a queda de Detroit em insolvência. A antiga capital industrial do automóvel nos EUA, desde o golpe neocon de 11 de Setembro, a financeirização das fábricas gigantes da indústria automóvel, a decisão de deslocalizar a produção local e o agravamento da crise a partir de 2007, perdeu cerca de um milhão de pessoas entre 2000 e 2010. A cidade, agora em ruinas, cuja população em 1950 chegou a 1,8 milhões de pessoas, luta agora para não perder os seus últimos 700.000 habitantes. Dezenas de empresas encerraram ou fugiram de Detroit deixando de pagar impostos. Grande parte da classe média desapareceu igualmente, levando consigo o dinheiro necessário dos impostos para a manutenção dos serviços públicos. Com o desemprego o nível de criminalidade aumentou para o maior índice de sempre. Nos últimos meses, a cidade recebeu empréstimos garantidos pelo Estado para poder pagar salários a cerca de 10 000 funcionários municipais. O déficit orçamental de Detroit situa-se em 380.000 mil dólares e a sua dívida é de mais de 18,5 mil milhões de dólares. A permissão de falência de Detroit tem que ser aprovada pelo Tribunal do Estado do Michigan, mas especialistas da Fitch e da Standart &Poors vaticinam que o colapso final de Detroit é quase inevitável. Como é que se vai demolir uma cidade capitalista completamente e o que é que se pode erigir em seu lugar? - este é um sinistro sinal dos tempos que estão a chegar 
 

1 comentário:

Isabel G disse...

Xatoo, desculpe usar este seu post para uma pergunta que nada tem a ver com ele, mas sabe o que aconteceu ao blogue da Fadinha?

Isabel G