Merkel acusa os Estados Unidos de espiarem o seu telemovel e pede explicações a Obama.
Este nega e responde não ter conhecimento de nada. O jornal alemão 'Bild am Sonnstag', citando fontes dos serviços secretos dos EUA revelam um relatório de 2010 no qual o Director da Agência de Segurança Nacional, o general Keith Alexander, informou pessoalmente o presidente norte-americano sobre as escutas a Merkel, sendo o próprio Obama que ordenou que fosse dada mais atenção à monitorização das telecomunicações, mensagens de texto e escutas telefónicas da Chancheler alemã e de outros lideres europeus... De facto novas revelações dão conta que os EUA espiaram o antigo chanceler Schröder e depois Merkel pelo menos desde 2002. E que a NSA espiou mais de 60,5 milhões de ligações em Espanha entre Dezembro de 2012 e Janeiro de 2013; Da Grã-Bretanha não existem dados, porque os governos autorizam as escutas. O "Le Monde" revelou que, do mesmo modo, os EUA espiaram 70,3 milhões de ligações e mensagens da França;...
a juntar a mais uns quanto milhões de escutas feitas à presidente do Brasil Dilma Roussef (que por acaso também faz escutas aos dissidentes internos) e com certeza a lideres "mais perigosos" por toda a América Latina... o esquema de devassa das soberanias nacionais parece ser global. Mas, para mostrar alguma boa vontade perante o clima de escândalo criado em redor do caso, Obama decidiu mandar suspender as escutas aos responsáveis do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.
Dizer a verdade não é crime, e Edward Snowden gerou um movimento de solidariedade tal que quase obriga o governo alemão a conceder-lhe asilo politico. Efectivamente, se Merkel não o fizer é porque não existe a ponta de um corno de moral nas relações internacionais.
Do lado de lá da nova ordem mundial é de certeza este o designio. Nos Estados Unidos Snowden é considerado um perigoso terrorista, no outro extremo, o judeuzinho Mark Zuckerberg, que abriu ao sistema de espionagem as redes da empresa Google e quer comprar o Facebook, mereceu o galardão de Homem do Ano 2010!
mais pormenores:
Como recolhe a NSA as informações
Uma simples mistificação dos economistas da escola neoliberal norte-americana, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias de Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos. Neste sentido, só o Presente é nosso, não o momento passado nem aquele que aguardamos, porque um está destruido, e do outro, se não lutarmos, não sabemos se existirá.
1 comentário:
Penso que irónicamente a salvação da Humsnidade está no acordar do sistema sísmico da Califórnia e do yosemite "rebentar" senão for a Natureza a limpá-los eles limpam a humanidade nos próximos 10 anos.
Este cancro só acabará com o hospedeiro morto. É horrível mas isto está negro...
Enviar um comentário