"A crise dividiu a Europa ao meio e inventou uma categoria de países a que chamaram um nome de animal: os PIIGS. Este documentário parte do episódio da Odisseia em que Ulisses salva os seus marinheiros que também tinham sido transformados em porcos pela feiticeira Circe. Aqui começa uma viagem pelos "países Ulisses" - Portugal, Itália, Grécia, Espanha - para explicar como um projecto de recuperação económica assente na valorização das pessoas, do conhecimento e do território poderia permitir vencer a crise e salvar a Europa. Aqui se explica "quais poderão ser os novos caminhos de valorização dos países da crise e como o contributo deles é indispensável para o projecto europeu" - isto é, convida-nos a uma reflexão sobre como obrigar a Europa capitalista a uma revolução sem a intervenção de revolucionários anticapitalistas...
* o anarquista Noam Chomsky publica uma compilação de textos intitulada "Como Funciona o Mundo" que põe ordem em escritos dispersos e caóticos, dividindo-a em quatro capitulos: 1. "O que quer realmente o Tio Sam?" 2. "Muitos Descontentes", 3. "Segredos Mentiras e Democracia" e 4. "O Bem Comum" (ler sinopse)
* Siria. Desiludida com o acordo imposto pela Rússia aos Estados Unidos, a Arábia Saudita prepara um novo exército de 50.000 Terroristas para reforçar a "oposição siria" na intenção de destituir o presidente eleito Bachar al-Assad (fonte)
Uma simples mistificação dos economistas da escola neoliberal norte-americana, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias de Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos. Neste sentido, só o Presente é nosso, não o momento passado nem aquele que aguardamos, porque um está destruido, e do outro, se não lutarmos, não sabemos se existirá.
Pesquisar neste blogue
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Uma ideia muito bonita, um paralelo interessante com a história de Ulisses, mas uma treta e uma armadilha, qualquer federação de países tão diversos(nisso é que está o tesouro e riqueza) será sempre um desastre e um bom truque para que os mais fortes consigam mascaradamente dominar os outros. Sou totalmente contra. Aliás quando vi que o BE estava de certa maneira associado, percebi logo que o "assessor" da Trilateral amigo do Louçã já estava a fazer o seu papel. Quem cair nesta armadilha ficará ainda mais escravo do que hoje. Aqui está uma perigossíssima lavagem ao cérebro e um instrumento encapotado dos estupores tarados e psicopatas que mandam no mundo. Tudo o que seja concentrar poder desta forma a História já mostrou que os homens não estão a essa altura, ainda são esfomeados por poder e não por ética, assim é dar-lhes força para melhor destruirem os outros. Perigossíssimo, é a verdadeira deusa circe a fazer das suas...
Enviar um comentário