Pesquisar neste blogue

sexta-feira, junho 26, 2015

Grécia: Muita precipitação daqueles que últimos dias davam como certa e anunciavam a capitulação do Syriza...

"Quem está aterrado e desesperado, completamente desorientado a rosnar ameaças a torto e a direito, é a Alemanha, porque a Alemanha é o grande beneficiário da União Europeia" (Garcia Pereira)

“ a verdadeira razão pela qual o governo grego irrita uma parte significativa dos políticos (portugueses e europeus) é esta: o primeiro ministro grego diz, depois de eleito, o mesmo que dizia antes. O que é inédito e inadmissível para todos estes vira-casacas” (Paulo Morais)

Os principios da fundação da União Europeia são a democracia, solidariedade, igualdade e respeito mútuo. Estes principios não podem ser baseados em chantagens e ultimatos. E especialmente nestes tempos cruciais, ninguém tem o direito de pôr em perigo estes principios" (Alexis Tsipras) 

o Syriza é uma coligação de esquerda eleita pela classe média, que tem vindo a ser abruptamente proletarizada e acredita poder recuperar o seu estatuto anterior; do que é que estavam à espera ? de alguma "revolução proletária" num pais onde praticamente não existe classe operária? A decisão desta sexta-feira de convocar um referendo sobre a permanência ou saída do euro é absolutamente correcta e democrática, lançando um debate na Europa que até aqui estava inviabilizado pela inexistência de um governo de iniciativa popular que tomasse a decisão. "Somos obrigados a responder a um ultimato baseando-nos na vontade soberana do povo" disse Tsipras

.........
 a ler: 

Sem comentários: