uma das análises mais escorreitas lidas por aí:
"No braço-de-ferro, em curso, entre a Grécia e a União Europeia alguém se esqueceu de duas coisas:1.ª Yanis Varoufakis, o Ministro das Finanças da Grécia, é especialista em Teoria dos Jogos.
2.ª Embora a Grécia seja um Mini e a União Europeia seja um Camião TIR por trás do Mini estão dois Camião TIR, um dos quais maior do que a União Europeia.
Se o Syriza ganhar o referendo a Grécia sai do Euro, e o mais que se verá, por explícita decisão do Povo Grego. Se o Syriza perder o referendo o seu Governo demite-se para não ter de aplicar um programa de que discorda. Em qualquer dos casos a União Europeia fica em péssima situação".... e aí vem o FMI eagrava o boicote dizendo que o "Referendo" será irrelevante a partir da próxima terça-feira, data em que termina o resgate sem que a UE tenha disponibilizado todas as verbas contratadas. (BBC)
(1) De acordo com Aristóteles Vassilakis, um analista grego da área da energia os "inquéritos já realizados mediram a quantidade estimada de gás natural, podendo esta atingir o valor de cerca de nove trilhões de dólares (…) Mesmo que apenas uma fracção venha no imediato a estar disponível, isso irá transformar as finanças da Grécia e de toda a região”. David Hynes da Universidade de Tulane, outro especialista em petróleo, disse em Atenas recentemente que a Grécia pode potencialmente resolver toda a crise da dívida pública através do desenvolvimento das suas recém-descobertas reservas de gás e petróleo (estima-se que estas poderiam trazer ao país mais de 302 biliões de euros durante mais de 25 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário