Pesquisar neste blogue

sexta-feira, agosto 25, 2006

Cuba, Imagens e Testemunhos (II)- António Tabucchi










Encontro com o Pereira

“Era uma praia enorme, de areia branca, selvagem, com pequenas palmeiras de coco e o mar azul de turquesa, como um postal. À beira da praia havia uma barraca de canas com uma mesa de madeira plantada na areia. O fogo de lenha estava aceso e um homem de idade grelhava peixe. Num banco estava abandonado um boneco de trapos da altura de uma pessoa. O viajante aproximou-se e perguntou ao homem se era um pescador.
Não, respondeu o homem, sou o restaurante, isto é o restaurante Pereira, mas não sou sózinho, somos uma cooperativa. E os outros?, perguntou o Viajante. A cozinheira tinha o filho doente, respondeu o homem, e o meu ajudante tinha de se ocupar do neto, de maneira que estou sózinho, e assim só veio o Pancho, o Pancho anda sempre comigo, o senhor quer almoçar? Quem é o Pancho?, perguntou o Viajante. É aquele, respondeu o homem apontando para o boneco. E depois disse: agora grelho peixe, mas já fui actor, sabe, estudei o método Stanislavskj em Ciego de Ávila, e aliás fez-me bem porque na minha juventude era um rapaz muito tímido. Ah, sim, respondeu o Viajante, pois.
Trabalhei em La Habana, continuou o homem, ao principio num teatro para crianças, e depois no cabaret, mas veio o Periodo Especial, já ninguem vinha ao teatro, era uma miséria, voltei para a minha terra e fundei esta cooperativa, o senhor sabe o que é o Periodo Especial? Não faço ideia, disse o Viajante. É quando cairam os soviéticos, não tínhamos mercado nenhum, a nossa pobre economia... plof! Água e papo seco, e adeus ao teatro, isso é que era o Periodo Especial. Agora com o turismo é diferente, o senhor quer almoçar? O senhor é um turista, felizmente. Sou um Viajante, disse o Viajante, os turistas em geral não gostam de ser turistas, o que há para o almoço? Peixe, respondeu o homem, só peixe, mas é muito fresco, e umas frutas que para si são tropicais, pode sentar-se se quiser. O Viajante sentou-se. O mar estava ainda mais azul, ainda mais convidativo. Sim senhor, disse, quero um peixinho qualquer, e ujm pouco de fruta, uma coisa ligeira, vou tomar banho. Quer um almoço simples ou com espectáculo?, perguntou o homem. Qual é a diferença?, perguntou o Viajante. Com espectáculo sou eu que actuo com o meu Pancho, eu sou ventriloquo, eu actuo e ele fala, mas o senhor não dá pela diferença. E qual é o repertório?, perguntou o Viajante. Oh, muito variado, respondeu o homem, duma canção do Buena Vista Social Club, que agora está na moda por causa daquele realizador, até ao monólogo de Hamlero, o que o senhor quiser. E as duas coisas juntas é possivel?, perguntou o Viajante, é que eu também tive o meu Periodo Especial, e as duas coisas juntas condizem-se. Claro que é possivel, respondeu o homem, tudo é possivel na vida. E virou o peixe na grelha”
.

Sem comentários: