Pesquisar neste blogue

quarta-feira, maio 30, 2012

Intervenção da Troika em Espanha está eminente

Onde é que os portugueses já viram isto? tudo começa com noticias assépticas: "Instabilidade do sector financeiro penaliza Espanha e Zona Euro". Depois os juros aumentam para os paises endividados dependentes de financiamento nos "mercado" - em Espanha ultrapassaram hoje os 6%. No final do processo será activado o Mecanismo Europeu de Estabilidade o que, toda a gente já sabe à boca pequena, será solicitado a 1 de Julho.

Tudo parece ter começado (mas de facto não é assim) com a “descoberta” do buraco financeiro no Bankia, primeiro noticiado como sendo de 6 mil milhões, que depois passou a 2 Mil milhões, mas (depois de preparada a opinião pública, disparou para 12, logo para 19 Mil Milhões). No final, decidida a nacionalização dos prejuízos do Bankia (com a estafada tanga do perigo de alastramento à banca nacional) o governo do partido neoconservador declarou que para salvar o sistema bancário de Espanha era preciso injectar naquele banco 23,5 Mil Milhões de Euros. Esse dinheiro lançado para a fogueira de um banco falido (tal como no caso do português BPN) não vai poder ser devolvido e fará disparar o défice do país para dois dígitos. Estas condições inaceitaveis, que descarregam o compromisso de pagar essa dívida odiosa para cima da generalidade dos contribuintes, fará deteriorar as condições de vida da generalidade da população, na medida em que se trata de uma verba maior que os orçamentos de Estado para a Saúde e Educação juntos. A politica económica para salvar a “indústria” financeira na pessoa dos banqueiros, à semelhança do que se passou e passa na Grécia e em Portugal, é totalmente imoral (ver video).

O Bankia não tem sequer um ano. É um grupo de bancos espanhóis ligados a algumas das regiões mais envolvidas com a especulação imobiliária. O Banco da Espanha sabia onde estava a grande bolha financeira - na ligação das caixas de aforro e da banca comercial na concessão de crédito ao sector imobiliário - mas mesmo assim colaborou com a fraude de juntar diversos banco maus, o que nunca poderia resultar numa coisa boa. Está-se a ver: a viagem urgente da vice-presidente Soraya Sáenz de Santamaría para os Estados Unidos só pode significar uma coisa: a intervenção da Espanha está iminente. Soraya, que mal fala Inglês, tem duas reuniões agendadas, conforme relatado pelo palácio de La Moncloa, uma com o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, e outra com a directora do FMI, Christine Lagarde.

O que se passa de seguida é a clássica fuga de capitais do país, as medidas restritivas no acesso aos depósitos, a contas a prazo e a corrida aos bancos para sacar umas belas maquias para debaixo dos colchões. Na Argentina a coisa chamou-se o Corralito. Principal responsável pelo pedido de resgate em Espanha?: Rodrigo Rato e outros 6 magnificos do Partido Popular nomeados para gestores do Bankia. Rato havia sido antes ministro das finanças de José Maria Aznar e depois sub-director do FMI. No final quem estará em condições de se pronunciar sobre a situação espanhola é a Presidente da Argentina, bem conhecida por se ter recusado a pagar a dívida cozinhada pelo FMI e ter recuperado de novo a economia do país para niveis de crescimento invejáveis, sem o recurso aos "mercados" de especulação financeira. "Rodrigo Rato dava-nos lições de finanças, ele, quem agora pôs um banco na falência", disse Cristina Fernández Kirchner ao saber do resgate do governo espanhol ao Bankia (video)

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma questão caro amigo. Vale a pena ler este livro? Só hoje tive conhecimento deste senhor.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=551464&tm=4&layout=121&visual=49

xatoo disse...

A banca de investimento, enquanto tal, está a concentrar toda a actividade de crédito em menos mãos, isto é, substituindo ao mesmo tempo garantias às empresas e aos particulares por avales a dívidas soberanas, obrigadas a ser assumidas por paises deficitários; a história é conhecida, foi um escândalo quando o tipo da City de Londres botou a boca no trombone (porém a esse jornalista do Le Monde ninguém parece ligar peva; eu pelo menos desconhecia-o; já há tanta gente a dizer a mesma coisa:
http://xatoo.blogspot.pt/2011/09/os-governos-nao-governam-o-mundo-quem-o.html

Cap.Maltez disse...

O Golpe dos banqueiros tem andado em roda livre, na Euro opa começou na Irlanda e foi um fartar, foi para a Grécia tem sido golpe atrás de golpe, em Portugal continuamos a mijar para o lado dizendo que não somos os Gregos e portanto nada nos acontece. Agora vem aí a mãe de todas as dividas que nos vai atingir por tabela. Só falta a Italia para se compor o ramalhete.
Se não houver um levantamento popular a sério, vamos ser empurrados para a ditadura fascista e o mais certo é a Guerra para resolver o que a cenoura não consegue

Anónimo disse...

Al final, la Presidenta Argentina tenía razón.......¿Soraya? ¿A recibir instrucciones del Club Bilderberg?

Anónimo disse...

¿Y los castellanos que se reían de Portugal cuándo la intervención? Cuando las barbas de tu vecino veas pelar......