Pesquisar neste blogue

quinta-feira, novembro 29, 2012

a crise europeia foi gerada pela própria criação do Euro

"... a própria teoria da Zona Monetária Óptima (ZMO) aconselha a existência de um espaço fiscal comum, em paralelo com a criação de um espaço da união monetária. Mas no caso da União Monetária Europeia, este vínculo entre o poder soberano, a criação monetária e a política fiscal rompeu-se. Enquanto a política monetária era transferida para um órgão supranacional que não presta contas a ninguém, a política fiscal ficou relegada ao nível nacional. Para arrematar, separaram-se as funções de tesouraria que os bancos centrais podiam desempenhar e restringiu-se a possibilidade de recorrer a défices fiscais. Inesperadamente, os estados membros perderam a capacidade de recorrer à autoridade monetária para financiar a sua dívida e ficaram submetidos à disciplina dos agentes financeiros privados". (Alejandro Nadal, La Jornada)

Capa da revistaTime Magazine, dando lastro às então nascentes teorias económicas neoliberais de Milton Friedman (como por exemplo em "Capitalismo e Liberdade") interrogava-se sobre as politicas a seguir na década de 70: "Haverá uma Recessão?"

Toda a gente está a ver que o dinheiro não vai chegar; que este Orçamento trauliteiro falhará por volta de Fevereiro de 2013, e então serão necessárias mais medidas (mais impostos) para tapar os buracos omissos com que querem enganar os portugueses. Tudo isto porque a burguesia dos negócios que controla o Estado pretende pagar uma Dívida Odiosa que se situa hoje em cerca de 70% da despesa pública acrescidos com pagamento de Juros compostos que orçam os 112 milhões de euros por mês até 2038.

"O que é que acontece se não pagarmos a dívida?" 

.

2 comentários:

Anónimo disse...



Resgate amarra Vivo ao Morto
http://www.grifo.com.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=337&Itemid=1


voz a 0 db disse...

Olá...

Acontece o mesmo que aconteceu à Islândia!

Temos é que ganhar testículos e recuperar as soberanias que fomos perdendo ao longo de décadas...

Se proclamasse estas palavras em voz alta e no meio da MANADA, era espezinhado e abafado de imediato!

Abraço