Pesquisar neste blogue

quarta-feira, novembro 14, 2012

a Greve que foi, e as demais Greves que deverão continuar até que este governo seja expulso do poder

Foi deveras enternecedor ver o Ministro das Polícias Miguel Macedo elogiar "o civismo e o bom comportamentozinho" da Central Sindical CGTP - até parecia que a finalidade da Greve não é derrubar o governo, como de facto não foi afirmado claramente pela CGTP, que centrou o discurso na habitual e bolorenta palavra de ordem "mudar de politicas", como se este governo ou o anterior, ambos neoliberais, pudessem alterar o que quer que seja nas directivas de exploração do povo português que receberam das instâncias superiores com quem pactuaram a subserviência do país.


Fora o ministro, isolada a CGTP dentro do púdico boião liofilizado imune aos grupos de "perigosos extremistas" que se atrevem a ser de esquerda à moda antiga, o melhor aliado de um e outro é a comunicação social. Papel no qual por vezes alguns agentes se atrapalham. Na RTP num directo das declarações finais do Ministro sobre os incidentes, a repórter perguntava-lhe algo sobre as provocações se terem iniciado "por um grupo de infiltrados que pareceu agir concertado com as forças policiais...". Pata na poça, a regie nos estúdios da RTP retirou rapidamente do ar a palavra à repórter...

No Expresso, faz-se referência aos "confrontos motivados por "profissionais da desordem" num artigo assinado por Alexandra Simões de Abreu, Isabel Paulo Rosa Pedroso Lima e Tiago Miranda - e aí, na cronologia ao minuto 18h14, estes agentes mediáticos do governo, quando se inicia a carga policial tomam partido e escrevem que naquele momento "Garcia Pereira estava com um grupo de amigos que combinam, "lançar uma palavra de ordem" começando a gritar "assassinos".













clique na foto para ampliar

Ora, o Dr. Garcia Pereira tem estado sempre na primeira linha das lutas populares como secretário-geral do PCTP-MRPP, um partido politico legalizado, o mais votado dos extra-parlamentares, com objectivos e um programa de acção politico. Que fique bem claro que jornalistas representando o papel de pulhas não estão profissionalmente habilitados a reconhecer outros "grupos de amigos" salvo os que lhes pagam o salário, isto é, se cumprirem caninamente o que o patrão lhes ordena. Ainda que a falta de escrúpulos tenha de cilindrar gente que já está a passar fome, o que, para tais biltres, são meros danos colaterais



Actualização
o Ministro fala em "meia-dúzia de profissionais da desordem e da provocação", mas na verdade a Policia de Choque assanhou-se, perseguiu por quilómetros e prendeu dezenas de pessoas que foram conduzidas aos desactivados calabouços da prisão de Monsanto. A maior parte dos detidos foi apanhada nas imediações do Cais do Sodré de forma COMPLETAMENTE ALEATÓRIA. Alguns nem sequer tinham estado na manifestação desta tarde! Para além da acção do governo de tentar ofuscar a grande adesão à Greve, da carga policial violentíssima sobre todos aqueles milhares de pessoas que não tinham "cara de meia-dúzia"há dúvidas sobre o tirar da máscara da ditadura?! 
.

Sem comentários: