Pesquisar neste blogue

terça-feira, junho 11, 2013

Breve História da Internet

Muitos norte-americanos ainda pensam que foi Al Gore (o alegado salvador do mundo naive) quem inventou a Internet… mas não foi… A Internet resultou do pensamento visionário de um grupo de norte-americanos no início dos anos 1960, que viram grande potencial em permitir que computadores compartilhassem informações sobre investigação e desenvolvimento no ramo militar e depois no da ciência. J.C.R. Licklider, do MIT, propôs pela primeira vez uma ligação de computadores em rede no ano de 1962 tendo sido de imediato contratado para o Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA). Leonard Kleinrock, do MIT, e mais tarde a UCLA desenvolveram a teoria da comutação de ficheiros, que serve de base para as conexões de Internet. Lawrence Roberts, do MIT, conectou um computador do Massachusetts com um computador da Califórnia em 1965 através de linhas de telefone. A Internet, então conhecida como ARPANET, foi colocada em rede em 1969, sob uma licença contratual da “Advanced Research Projects Agency renomeada (ARPA), que inicialmente tinha conectado quatro computadores em grandes universidades do sudoeste dos EUA (UCLA, Stanford Research Institute, UCSB, e a Universidade de Utah).

Quando o falecido senador Ted Kennedy teve conhecimento em 1968 que a empresa BBN, pioneira no Massachusetts tinha vencido o contrato para desenvolver o sistema “ARPA” para um "processador de mensagens de interface (IMP)", Ted enviou um telegrama de felicitações ao BBN “pelo seu espírito ecuménico na conquista do novo processador de mensagens inter-religiosas entre crentes em Deus”

De acordo com uma transcrição da CNN duma entrevista com Wolf Blitzer, no habitual estilo tramposo que se desinforma os seus concidadãos, Al Gore disse então que "durante o meu serviço no Congresso dos Estados Unidos, tomei a iniciativa de criar a Internet." (sic). Ora Al Gore ainda não estava no Congresso em 1969, quando começou a ARPANET ou em 1974, quando o termo Internet veio pela primeira vez a público. Gore foi eleito para o Congresso em 1976. Com a maior das ingenuidades Bob Kahn e Vint Cerf vieram reconhecer num estudo intitulado “Al Gore e a Internet” que Gore provavelmente já fez mais do que qualquer outro funcionário eleito para apoiar o crescimento e desenvolvimento da Internet a partir da década de 1970 até ao presente.

o E-mail foi adaptado para a ARPANET por Ray Tomlinson da BBN em 1972. Frederick G. Kilgour do Ohio Library Center (OCLC, Inc.), criou a primeira rede de bibliotecas. Em meados de 1970 consórcios regionais da Nova Inglaterra, dos Estados do Sudoeste e da costa Atlântica juntaram-se ao Ohio para formar uma rede nacional, que logo depois se converteria em internacional. A Ethernet, um protocolo para muitas redes locais, surgiu em 1974, como consequência da dissertação do estudante de Harvard Bob Metcalfe sobre “Ficheiros em Rede”. A dissertação foi inicialmente rejeitada pela Universidade por não ser suficientemente analítica, sendo aceite mais tarde quando foram acrescentadas mais algumas equações. O sistema foi adoptado pelo Departamento de Defesa dos EUA em 1980 substituindo o anterior Network Control Protocol (NCP) e, nesse âmbito, adoptado globalmente em 1983. A BITNET (Because It’s Time Network) conectou mainframes da IBM ligando a comunidade educacional em todo o mundo oferecendo serviços de correio a partir de finais da década de 80. Então, usando os primeiros navegadores cada página demorava 20 minutos a carregar. Em 1986, a National Science Foundation estabeleceu regras governamentais para o uso não comercial de investigação.

O uso da Internet e o uso das redes foi contudo aberto para muitos funcionários em universidades, departamentos de investigação e de engenharia, para além das bibliotecas - para se comunicar com colegas de todo o mundo e compartilhar arquivos e recursos. Até aqui, como a Internet foi inicialmente financiada pelo governo norte americano, ela foi originalmente limitada à investigação, educação e usos governamentais com prioridade aos militares. Os usos comerciais foram proibidos a menos que atendessem directamente esses objectivos. Esta política continuou até o início dos anos 90. A Delphi foi o primeiro serviço comercial on-line nos EUA a oferecer acesso de Internet aos seus assinantes.
Por volta de 1989, Brewster Kahle, então na Thinking Machines Corp. desenvolveu a Wide Area Information Server (WAIS), que indexaria o texto completo de arquivos num banco de dados e permitiria a sua pesquisa desses arquivos. Houve várias versões com diferentes graus de complexidade e capacidade de desenvolvimento, mas a mais simples delas foi disponibilizada a todos através das redes. No seu auge, a Thinking Machines manteve servidores para mais de 600 bases de dados ao redor do mundo. Tim Berners-Lee e outros investigadores do Laboratório Europeu de Física de Partículas, popularmente conhecido como CERN, propôs um novo protocolo para a distribuição de informações. Este protocolo, que se tornou a World Wide Web em 1991, foi baseado no hipertexto - um sistema de incorporação de links no texto para vincular a outro texto, que nós usamos hoje de cada vez que clicamos num link de texto ao ler estas páginas. Michael Dertouzos do Laboratório do MIT para Ciências da Computação convenceu Tim Berners-Lee e outros para formar o Consórcio World Wide Web (W3C) em 1994 para promover e desenvolver padrões unificados para a Web. A entrada da Microsoft em larga escala com o browser, servidor e mercado de Internet Service Provider completou a grande mudança para uma Internet mais comercial. O lançamento do Windows 98, em junho de 1998 com o navegador da Microsoft bem integrado na área de trabalho catapultou Bill Gates para a capitalização financeira sobre o enorme crescimento da Internet.

Como a Internet se tornou onipresente, mais rápida, e cada vez mais acessível a não-técnicos, comunidades, redes sociais e serviços de colaboração, as redes têm crescido rapidamente, permitindo que as pessoas se comuniquem e compartilhem interesses das maneiras mais diversas. Sites como o Facebook, Twitter, Linked-In, YouTube, Flickr, Second Life, Delicious, Blogs, Wikis, e muitos mais permitem que as pessoas de todas as idades rapidamente compartilhem os seus interesses do momento com outros em qualquer lugar. A actual área de crescimento é o enorme aumento no sentido do acesso universal sem fios (wireless) onde quase todos os lugares ficam gratuitamente acessíveis à internet, desde estabelecimentos comerciais, hotéis, transportes e aeroportos a lugares de lazer geridos pelos serviços municipais. Se, como disse Heráclito no século 4 a.n.e. “Nada é permanente, excepto a mudança!” e se é isto que se passa na chamada sociedade civil, como terá evoluído a Internet e quais os fins a que se destina no uso dado pelas Instituições Militares e de Segurança com as dos Estados Unidos à cabeça?


Nas gigantescas instalações da "National Security Agency em Fort Meade no Estado de Maryland dezenas de milhare de pessoas trabalham recolhendo, colectando e armazenando dados confidenciais por meios ecnológicos de espionagem electrónica sobre milhões e milhões de pessoas.

Sem comentários: