Pesquisar neste blogue

sábado, novembro 02, 2013

Da função social das empresas...

O dia nasceu às escuras para todos os moradores de um dos bairros de população mais pobre no Porto. Alegando fraude, "EDP (um empresa privada com lucros de 1.012 milhões de euros em 2012, e segue, que cobra a electricidade mais cara da Europa), com o apoio da polícia (numa operação classificada como «pior que uma rusga»), decide cortar a luz a todo o bairro do Lagarteiro. Isto consubstancia e confirma a tendência de Portugal para se aproximar a passos largos do terceiro-mundo. Passando por cima da carta da ONU que obriga ao cumprimento das "funções sociais das empresas" nas sociedades onde se inserem, com a cumplicidade do governo, "este é mais um acto indigno num país em que se perdoam os grandes corruptos, fecha-se os olhos a quem se esquece de declarar milhões no IRS, despejam-se milhões para tapar os buracos da ganância de meia dúzia de banqueiros, e se trata com mão de ferro os mais pobres". Por isso, precisam-se de electricistas (1) que assumam a tarefa de defender os direitos básicos para cujo suprimento as empresas são criadas e autorizadas - citando do Aventar, "o que é legal nem sempre é justo. O que a EDP fez hoje, sendo legal, é um atentado à dignidade humana. Quando a lei é injusta, a desobediência impõe-se. Por isso, se esta noite a luz for resposta ilegalmente em cada casa onde a EDP a cortou, e se de cada vez que for cortada novas mãos conectem esses cabos, estaremos perante uma acção justa e solidária e quem a executar estará apenas a assegurar o acesso a um direito que é de todos".

 (1) Justiça absolveu esta quinta-feira um activista do norte da Grécia especializado em restabelecer a energia elétrica em casas onde esta foi cortada por falta de pagamento (ler mais)

à margem:
(...) estamos a explorar os pobres pelo mundo, enquanto os problemas importantes não estão a ser resolvidos. Vai haver uma revolução, não tenho qualquer dúvida" (Russel Brand) - (o video já foi visto por 3 milhões de pessoas)... diz-se que se fará, as pessoas pensam que se está a fazer, mas na prática nada se está a ser feito, excepto acções de spin nos Media; como ter ilusões sobre o paleio de um actor da moda que tem tempo de antena na BBC?

2 comentários:

Anónimo disse...

Se limparem o sebo ao corrupto e estupor Mexia o país e o mundo ficam um pouco mais iluminados. Acho que o que têm a fazer é ligar a electricidade e processarem a EDP por incumprimento da parte social. E já agora dos roubos de terrenos públicos em Lisboa, com a ajuda ilegal do Bosta Costa, que lhe dá sem hasta pública ou pelo menos ceder só em direito de superfície os terrenos municipais. Vejam no blog apodrecetuga em Abril 7 (salvo erro) a negociata e crime da pretensa Fundação EDP. Guilhotina para esta gente era um acto puro de caridade, mereciam ser lenta e continuamente eletrocutados.

Anónimo disse...

Curioso, o novo presidente da CMPorto está mais indignado por não lhe terem dado notícia, do que a EDP ser uma aberracção que não cumpre as suas responsabilidades sociais, mas distribui "rebuçados" com a sua pretensa caridadezinha e a sua pseudo futura fundação cultural que pretende destruir a frente ribeirinha e a própria escala do Museu da Electricidade. Isto roubando a nós todos o domínio público daqueles terrenos e com a ajuda do Vereador Salgado Bes a compra do complemento que falta para essa nova bomba de destruição maciça da nossa economia, identidade, ambiente, história, etc. Infelizmente os parolos dos Arquitectos, Arq. paisagistas, eng. civis, geólogos e afins, estão caladinhos sobre esta nova estupidez e crime sobre terrenos de aterro, etc.