Pesquisar neste blogue

sexta-feira, novembro 08, 2013

o significado da Revolução Soviética

o dia do 96º aniversário da Revolução de Outubro é mais um dia para demolir o argumento de que a Revolução Soviética não foi nada mais que um golpe de Estado (muito em voga na "esquerda" a armar ao pingarelho histórico-intelectual)
Regimento Bolchevique em 1917
Como teria sido possível que um pequeno grupo de conspiradores se pudesse colocar à cabeça de milhões de pessoas, pudesse derrubar um regime brutal, e em seguida, manter o poder durante anos através de uma sangrenta guerra civil, sem o apoio das grandes massas de operários e camponeses? Se os bolcheviques tivessem tomado o poder usando tácticas golpistas, fraude e manipulações de bastidores… nunca teriam chegado perto de começar as tarefas de estabelecer uma sociedade socialista, muito menos de ser capazes de realizar essas tarefas por anos a fio sob constante ameaça de intervenção estrangeira.

Lenine desmascarando o "socialismo democrático"
a Revolução Soviética foi um acontecimento que alterou o curso da história da Humanidade. Pela primeira vez na História - se excluirmos o breve mas glorioso episódio da Comuna de Paris - as pessoas que trabalham - que apenas têm para vender a sua força de trabalho - tomaram o poder nas suas próprias mãos iniciando a tarefa gigantesca de reconstrução de toda uma Sociedade. Em plena grande guerra entre potências capitalistas, a Revolução de Outubro lançou as bases de uma nova cultura, adquirindo imediatamente importância internacional face ao perigo para as burguesias dos países envolvidos. Uma das principais lições a extrair foi a de que os povos não devem pagar as dívidas que não contraíram; e uma das primeiras medidas que o Conselho de Sovietes presidido por Lenine tomou foi negar o pagamento das exorbitantes dividas contraídas pela oligarquia do regime Czarista perante a Banca ocidental para poder financiar a intervenção russa na guerra em defesa de interesses alheios ao povo. A outra derrotada, a Alemanha, só acabou de pagar as dívidas contraídas na primeira grande guerra, 93 anos depois, em 2001. As dívidas Alemãs da segunda grande guerra ainda determinam o actual paradigma europeu.
Trotsky, Lenine e Kamenev 1919
Escreveria depois Trotsky na “História da Revolução Russa” (1930): “Mesmo supondo por um momento que devido a circunstâncias desfavoráveis e golpes hostis ao regime soviético este poderia ter sido temporariamente derrubado, a inexpugnável marca da Revolução de Outubro , não obstante, permaneceria sobre todo o desenvolvimento futuro da humanidade". Nesse tempo glorioso todos dedicaram as suas vidas à defesa do Internacionalismo Proletário. As ideias de Lenine não podem ser retratadas como "russas", assim como as de Marx não podem ser consideradas "alemãs". Leon Trotsky, mesmo depois da dissidência, exilou-se no México por acreditar que para lá da fronteira a Revolução seria possivel no país capitalista industrialmente mais avançado. Os principios elaborados por Marx e Engels a partir de 1848 mantinham-se vivos.

Lenine e Estaline 1920
As massas populares da Rússia e depois da União Soviética foram confrontadas com o espectro da contra-revolução capitalista. Como a ex-URSS o foi em 1989. Entre as cenas mais chocantes do caos económico e social, todas as forças obscuras que foram ultrapassadas pela maré enchente de fervor revolucionário rastejaram à sua volta, sempre de língua de fora à espera de morder (em Portugal no pós 25 de Abril até o PSD e o CDS assinaram uma Constituição de carácter socialista). Propriedade privada , a especulação, a Igreja Ortodoxa além, fundamentalista católica aqui, o Racismo económico, o abandono dos interesses nacionais, pogroms (o 25 de Novembro de 1975), prostituição, desemprego e desigualdade social – eis o programa politico do enxame de insectos grotescos e venenosos sempre prontos a sair debaixo de uma pedra. E é isso que é saudado como um "novo amanhecer" pelos meios de comunicação ocidentais. Pessoas que são capazes de identificar tais monstruosidades como "progresso" são incapazes de parar diante seja do que for. Mao Tse Tung diria depois que havia um bom paliativo para lhes acalmar a ganância: o Poder da ponta das espingardas! Os répteis necessitam de uma avalanche de distorções e vis mentiras com o objectivo de justificar o sistema capitalista; precisam de denegrir a ideia de Socialismo, especialmente as ideias expressas pelo Socialismo cientifico e dialéctico de Marx, Engels, Lenine, e Trotsky posta pela primeira vez em prática nos magníficos anos que se seguiram a 1917.

entretanto, a vida na social democracia ocidental, segundo o alemão Otto Dix (1891-1969)
(advertência: neste período não cabe a análise da evolução posterior do socialismo em José Estaline e Mao Tsé Tung. O primeiro guarda-se para a efeméride da vitória do Exército Vermelho sobre o Nazismo em Maio de 1945, o segundo para as comemorações, não tanto da independência da República Popular da China em Outubro de 1949, mas para as da Revolução Cultural que gritou ao povo um alerta para os traidores internos: “Fogo sobre os quartéis generais da burguesia!”)
fontes:

1 comentário:

António disse...

Eu sei que estar a argumentar com apoiantes de ditaduras não leva a lado nenhum, por isso não o farei. Tenho, contudo, algumas dúvidas/questões: se a união soviética era o país das maravilhas, porque acabou? Os paises anexados eram livres? Não existiam prisões políticas na urss? Os dissidentes eram todos perigosos fanáticos e terroristas? Havia liberdade de imprensa? Havia liberdade de movimentos? Quantas pessoas (famílias) vivam num t0? Já chega!! Não precisa responder eu estive lá!!!!!