texto de João M Alexandre: o Parlamento Europeu alerta que a igualdade salarial na UE não se conseguirá antes de 2084.
A reivindicação do direito á igualdade entre mulheres e homens na Europa tem um longo caminho a percorrer. Assím o constata o Parlamento Europeu numa informação que se votará no próximo 10 de Março em Estrasburgo e que supõe um balde de água fría para a UE: a igualdade salarial não se conseguirá alcançar antes do ano 2084, e o objectivo (marcado para 2020) de uma taxa de emprego feminino de 75% não se alcançará até 2038.
No estado capitalista, o dia 8 de Março tornou-se uma data um tanto festiva e consumista, com flores e bombons para uns. Para os Comunistas é relembrada a sua origem marcada por fortes movimentos de reivindicação política, trabalhista, greves, manifestaçõess e muita perseguição policial. É uma data que simboliza a busca de igualdade social entre homens e mulheres, em que as diferenças biológicas sejam respeitadas mas não sirvam de pretexto para subordinar e inferiorizar a mulher.
Uma simples mistificação dos economistas da escola neoliberal norte-americana, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias de Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos. Neste sentido, só o Presente é nosso, não o momento passado nem aquele que aguardamos, porque um está destruido, e do outro, se não lutarmos, não sabemos se existirá.
Pesquisar neste blogue
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário