Pesquisar neste blogue

domingo, junho 05, 2005

Citações de Einstein retiradas dos ficheiros do FBI


A imagem de "cientista maluco" que a moderna iconografia pretendeu construir não é inocente: Albert Einstein era Socialista e foi vigiado de perto pelo "macarthismo". Do livro publicado recentemente "The Einstein File: J. Edgar Hoover´s Secret War Against the World Most Famous Scientist",de Fred Jerome, pode resumir-se estas citações, do muito material que faz parte dos ficheiros do FBI:
“A anarquia econômica da sociedade capitalista tal qual existe hoje é, em minha opinião, a fonte real do mal" ....
“Chamarei de ´trabalhadores` todos aqueles que não compartilhem da posse dos meios de produção... Na medida em que o contrato de trabalho é ´livre`, o que o trabalhador recebe é determinado, não pelo real valor dos bens que produz, mas pelo mínimo de que necessita e pela busca dos capitalistas da força de trabalho em relação ao número de operários competindo por empregos".
“.. sob as condições existentes, capitalistas privados inevitavelmente controlam, directa ou indirectamente, as principais fontes de informação (imprensa, rádio, educação). É assim extremamente difícil e, na verdade na maior parte dos casos, realmente impossível para o cidadão chegar a conclusões objectivas e fazer uso inteligente dos seus direitos políticos.
“A produção obedece à lei do lucro, e não se destina ao uso. Não tem a preocupação de que todos aqueles capazes e dispostos a trabalhar tenham sempre condições de encontrar emprego; quase sempre existe um exército de desempregados"...
“eu considero o pior dos males do capitalismo... a invalidação do individuo. Inculca-se no estudante uma atitude competitiva exagerada, instruindo-o a adorar o êxito aquisitivo...
“Estou convencido de que há apenas um (itálico no original) meio de eliminar estes graves males, ou seja, através do estabelecimento de uma economia socialista, acompanhada de um sistema educacional voltado para metas sociais. Em tal economia, os meios de produção são possuídos pela própria sociedade e utilizados de forma planificada. Uma economia planificada, que ajusta a produção às necessidades comunitárias, distribuiria o trabalho a realizar entre todos aqueles capazes de trabalhar e garantiria a subsistência a todo ser humano. A educação do indivíduo, além de promover as suas próprias habilidades inatas, empenhar-se-ia em nele desenvolver senso de responsabilidade pelos seus semelhantes em lugar da glorificação do poder e do sucesso da nossa presente sociedade.”
Ver tambem: "O perfil politico do radical Albert Einstein" publicado na Monthly Review de Maio 2005

Sem comentários: