Pesquisar neste blogue

quinta-feira, dezembro 28, 2006

e Escalada,

Dêem uma oportunidade à Paz (ver videos)

ler artigo de David Gee, (do Publico)

Àcerca do recém- finado 38º amado líder Gerald Ford diz a imprensa que foi o único presidente da história dos Estados Unidos que não foi eleito. Não é verdade! Pelo menos Lyndon B. Jonhsson que chegou à Casa Branca na sequência do assassinato de Kennedy (que se opunha à presença militar no Vietname) também não foi eleito. Foi ele que levou à escalada da guerra noVietname. Na época 'The Ugly American' (1963), chamado entre nós com o sonso titulo de “o Embaixador” retratava perfeitamente a situação da luta anti-comunista num país asiático imaginário chamado “Sarkan”. As actividades clandestinas da CIA e o Complexo Politico Militar não são meros chavões retóricos.

Depois do vice- Presidente Jonhsson ascender ao Poder onde antes apenas estavam destacados algumas centenas de “conselheiros” poucos meses depois estavam meio milhão de soldados! Foi esta situação que foi trespassada ao notório simpatizante nazi Richard Nixon (“eleito” pelo processo “Watergate” quando Edgar J. Hoover investigava as conexões Nazis da banca americana no pós-guerra, que o levaram ao Union Bank – propriedade do pai de George Herbert Bush. O director do banco desde 1942 é Averell Harriman (futuro secretário de Estado) – que em conjunto com as famílias dos magnatas Ford e dos banqueiros judeus Rockefeller e Rothschild financiaram a campanha de Nixon. Todos eles estão implicados no assassinato de Kennedy). Pelo Vietname passaram mais de 8 milhões de soldados, enquanto actualmente na "guerra ao terrorismo" o número ascende a 1.440.000. Nixon, o presidente mais odioso de sempre, enfrentou a maior onda de protestos jamais vistos nos EUA; enquanto Bobby Darin, um menino pobre do Bronx, estava em voga com "Simple Song of Freedom" (e se engatava sopeiras pirosas ao som de "splish-splash") e John Lennon juntava 1 milhão em Central Park para entoar “Give Peace a Chance”. A citação "dêem uma oportunidade à Paz" continua mais actual que nunca.
Gerald Ford chegou ao poder depois da demissão de Richard Nixon, em Agosto de 1974, na sequência do escândalo Watergate, tendo provocado acesa controvérsia ao conceder um perdão total e incondicional a Nixon por quaisquer crimes que pudesse ter cometido enquanto presidente. De acordo com os analistas políticos, este gesto custou-lhe a reeleição em 1976 (perdeu para o “democrata” Jimmy Carter) mas permitiu pôr uma pedra sobre Watergate. È assim quer funciona: todos diferentes, todos iguais nos mesmos objectivos. O "choque de civilizações" é a face actual do plano para ampliar a supremacia americana.
Também no Vietname se fizeram simulacros de eleições, sendo a ideia a mesma de sempre: "naturalizar" essas guerras ou seja, manter um governo e um exército subordinados, governo e exército fantoches a fazer o trabalho sujo, enquanto os americanos se mantêm em bases estratégicas fortemente protegidas, aptos a intervir directamente apenas em expedições punitivas de grande envergadura... isto é um modelo militarmente muito débil e politicamente devastador, como foi aliás o apoio e sustentação ao governo títere de Van Thieu no Vietname do Sul.







A Guerra no Iraque, 2003-2006
www.youtube.com/watch?v=0aeCNEP6jpw

* Sean Penn: ""devemos iniciar o processo de destituição de Bush, fazer as malas e sair do Iraque"" (em espanhol aqui)
.

Sem comentários: