

Incluindo as intervenções militares, em particular no Afeganistão: “construirei” promete, “um exército do século XXI e uma parceria do século XXI tão poderosos como a aliança anticomunista que venceu a Guerra Fria, para continuarmos em toda a parte na ofensiva, de Djibuti a Kandahar” (2). Aos que ainda imaginam que a possibilidade de virem a ter um presidente “multicultural” de pai queniano significaria ipso facto o advento de uma América new age e uma dança de roda em que todos os compinchas do mundo dariam as mãos, o candidato democrata já fez saber que se inspiraria mais na política externa “realista e bipartidária do pai de George Bush, de John Kennedy e, em certos aspectos, de Ronald Reagan”, do que nos Pink Floyd ou em George McGovern (3). O multilateralismo não é para amanhã; o imperialismo será contudo mais soft, mais hábil, mais concertado e quiçá um pouco menos mortífero – embora os oito anos de embargo impostos pela presidência de Bill Clinton tenham morto um número enorme de iraquianos...” (ler o resto)
¿ os direitos humanos vigentes no sinistro campo Gitmo de Guantanamo tendem a alastrar à generalidade do povo americano?
Topando de gingeira que os espera mais do mesmo, pequenas multidões de manifestantes ocorrem a Denver para protestar contra as mesmas previsiveis politicas de sempre. E que encontram? Vontade de mudança, como dizem os milhentos cartazes “Yes We Can Change”. Si, Si Puede para os hispânicos, Sim, nós sabemos, eles estão mudando o Povo – aqui está o que as pessoas encontram quando pretendem exercer os seus direitos constitucionais – a cidade de Denver em lock out barrada por forças policiais usando armas de controlo de multidões, prisão e encarceramento em caso de protesto em edificios jaula cercados de arame farpado, sem casas de banho, água ou camas. Sejam benvindos à Convenção Nacional dos Democratas. Este alerta vermelho foi decidido com antecedência pelos “democratas” e as detenções dos activistas concertadas com as autoridades locais. Com esta acção preventiva ninguém saberia sequer da existência de protestos. Por sorte o repórter Rick Sallinger da cadeia de tv local Denver Channel 4 conseguiu captar e revelar estas imagens dos locais destinados às detenções em massa.
Notas:
[1] Barack Obama, «Renewing American Leadership», Foreign Affairs, Nova Iorque, Julho de 2007.
[2] Ibidem. De resto, uma tal ambição implicará um acréscimo do orçamento do Pentágono e o acrescentamento de «65 000 soldados
e 27 000 fuzileiros» nas forças armadas norte-americanas.
[3] Discurso de Greensburg (Pensilvânia), 28 de Março de 2008
.
Sem comentários:
Enviar um comentário