Pesquisar neste blogue

sábado, agosto 09, 2008

Spin

“Táctica sem estratégia é o ruído antes da derrota”
Sun Tzu (544-496 A.C.)

o artista plástico Brian Springer dispendeu um ano vasculhando as ondas radioléctricas usando uma antena de satélite e gravou canais de notícias em partes que não era suposto ser oferecidas para consumo público. O resultado desta pesquisa são imagens que nunca se supôs serem vistas pelo espectador, reunidas no documentário “Spin”, uma das mais importantes peliculas feitas sobre como funciona a mecânica interna de como a televisão é usada como ferramenta de controlo social, para distorcer e limitar a percepção da realidade do público americano ( e por extensão do resto do mundo).
Realizado nos primeiros anos da década de 90 este filme é praticamente desconhecido. Felizmente que a Internete veio mudar estas condições. São 57 preciosos minutos que vale bem a pena serem dispendidos a observar sequências que jamais serão mostradas nas televisões.
Usando a campanha presidencial de 1992 como leit-motiv, o documentarista Brian Springer capta cenas de bastidores onde expõe as manobras de políticos e produtores de programas. Pensando estar off-record, Pat Robertson fala acerca de “panascas”, Al Gore recebe aulas sobre a forma como abordar a questão do aborto, George Bush disserta com Larry King sobre picapaus (o mítico símbolo grego da paz e prosperidade) enquanto espera pelo tempo de antena para transmitir as larachas do costume – tudo editado em imagens não autorizadas, “Spin” é uma amostra surreal dos Media-como-Construtores-da-Realidade.



nota: pequenos excertos deste filme e respectivos códigos para difusão, bem como os mais variados exemplos de “spin” podem ser recolhidos na BrasscheckTV – por favor, subscrevam e difundam o endereço deste Canal Independente de TV por Internet:
http://www.brasschecktv.com/
.

Sem comentários: