Pesquisar neste blogue

segunda-feira, janeiro 16, 2012

desgovernados por malta de Olhão













O professor e comentador político Marcelo Rebelo de Sousa (um tipo que nunca foi eleito para nada) aconselhou esta sexta-feira à noite (num programa de humor) o primeiro-ministro a deixar o papel de analista politico para assumir o estatuto de Líder. "Passos Coelho quer fazer a análise da situação, quando as pessoas esperam dele um caminho" disse ele - na iniquidade do discurso dos fundamentalistas de direita instalados na teia do regime que controla o poder, o que não se ouve de facto é uma palavrinha sequer sobre qual será esse caminho. O silêncio sobre a ausência de soluções no neoliberalismo é intencional: ver o video abaixo "os Governos das Palavras". Quanto ao "programa" do suposto actual "Lider", se é que não o suspeitava já antes, em apenas seis meses o povo já o conhece de ginjeira...

Meticulosamente preparado pelos seis anos de governo da "esquerda" neoliberal socratina e por cinco anos do alto patrocinio de Cavaco Silva, este é o governo que mais medidas de terrorismo social decretou. Mais impostos, mais horas de trabalho, menos dias de férias, menos feriados, cortes nos salários, cortes nos subsidios de férias e de Natal, cada vez maior precaridade e menos emprego, menos indemnizações por despedimento, redução do valor do subsidio de desemprego, pensões sociais e reformas reduzidas ou congeladas, aumento do preço dos transportes, aumento dos combustíveis, supressão de carreiras e menor mobilidade para os utentes, novas portagens, maiores taxas moderadoras no acesso à saúde, encerramento de serviços hospitalares, ensino mais caro na razão inversa da degradação das escolas, menos apoios sociais, aumentos brutais na electricidade, água e gás, desregulamentação brutal das rendas de casa, aumento do valor patrimonial dos imóveis... mas em compensação há qualquer coisa de sagrado que não diminiu: a maior taxa de colocação de sempre para amigos em cargos administrativos. Este é um governo de patrões e banqueiros; e quanto ao mais no que respeita a programa se diz nada... ou melhor, existe a clara sensação que há uma discrepância entre aquilo que nos dizem os virus mediáticos de infecção ideológica neocon e aquilo que realmente está a ocorrer:


post-scriptum
O professor Marcelo anda muito prolixo: ontem disse que "a coligação está bem e recomenda-se", hoje diz no CM que "Portugal já é corrupto desde o tempo de Don Afonso Henriques" (Nada a fazer), de quem é a culpa? ora bem, é do povo; ou seja, como afirma Jacques Rancière: “Criticar toda uma sociedade por inteiro é culpar as vítimas(Público.es)
.

1 comentário:

EL-AURENS disse...

De um amigo:
“Já se vê no horizonte uma nova guerra dos EUA no Oriente Médio”

http://redecastorphoto.blogspot.com/2012/01/avaliacao-dos-russos-ja-se-ve-no.html