Uma simples mistificação dos economistas da escola neoliberal norte-americana, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias de Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos. Neste sentido, só o Presente é nosso, não o momento passado nem aquele que aguardamos, porque um está destruido, e do outro, se não lutarmos, não sabemos se existirá.
Pesquisar neste blogue
sábado, abril 23, 2005
Alguem se lembra porque é que 2ª feira é feriado?
a ideia da Europa (um Mercado Único) foi tentada ser construída a partir da afirmação de Jacques Dellors:
-“Sem Estado Social não haverá Progresso Económico”,,esta ideia, mais do que esquecida, está hoje debaixo do fogo cerrado dos Neoliberais,,, uma Força politica Única macaqueada de “democrática” com os seus dois simulacros de “alternativa” Bush/Kerry (Kerry em campanha eleitoral acusou Bush de ser brando no Iraque, prometendo ser mais “eficaz”,,,) PPD vs PS, PSOE vs PP, etc.
Todos os charlatães que se acoitam á sombra desta corrente única concordam em colocar acima de todas as questões os interesses duma abstracção: - o Mercado- a nova Religião, que tem de sair sempre incólume das lutas politicas, das condicionantes ecológicas, e até das guerras.(1) Mas afinal quem se esconde por detrás da abstracção chamada Mercado? -,,,Os mesmos de sempre, o patronato, os grupos de pressão, as grandes empresas multinacionais, os interesses dos grandes banqueiros internacionais, as corporações que facturam através dos off-shores evadindo-se do controlo fiscal daquilo que resta dos Estados, os fautores das guerras mascarados de pombas fardadas dentro dos complexos Militares/Industriais (2)que invocam a nossa “defesa” contra inimigos invisíveis.
(1) - No pós 1ª guerra mundial, na década de 1920 a 1930 a americana General Electric (GE)electrificou por contrato a recem nascida União Soviética, dando azo ao slogan de Lenine: “O Socialismo é a Electrificação”
(2) - Veja-se AQUI as 100 maiores Multinacionais mundiais, e conte-se quantas delas são americanas.Compare-se então os volumes de facturação (expresso em dólares) com os PIB,s dos paises e veja-se qual a provável influência comparada de cada Entidade nos centros de decisão.
O PIB português foi em 2003 de $US 181.800.000 contra p/e $US 253,487,580 da Empresa fabricante dos componentes electrónicos para os helicópteros Apache,,,e a uma distância quase inimaginável da Empresa que tem o monopólio da "reconstrução" do Iraque, a Halliburton Company cujo volume de vendas foi de $US 7,996,793,706